Os cuidados com os olhos no trabalho home office!

Homem no trabalho usando laptop

Especialmente com a chegada da pandemia, o trabalho home office passou a fazer parte da realidade de boa parte das pessoas. E isso trouxe coisas muito positivas, mas também algumas negativas, como o aumento dos problemas de visão.

O excesso de tempo em frente às telas – por trabalho, estudos ou lazer – tem levado  a um aumento dos casos de alterações visuais, como erros refrativos (miopia, hipermetropia) ou incômodos variados, como vista cansada, olho seco, entre outros.

Confira, a seguir, os principais cuidados com os olhos no trabalho home office e aprenda a se cuidar.

 

Por que o trabalho home office aumentou os riscos para a visão

É fato que as mudanças trazidas pela pandemia aumentou os problemas de visão, afinal, embora o trabalho remoto traga muitas vantagens, como o horário flexível e proximidade com a família, as pessoas admitem que passaram a trabalhar mais, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado.

Os resultados indicam que houve um aumento de 41% na produtividade com o teletrabalho, além disso, 61% dos entrevistados afirmaram receber mensagens, ligações ou e-mails fora do horário regular de trabalho, e 78% asseguram que trabalharam além do horário laboral comum. 

Os cuidados com os olhos no home office se tornaram ainda mais importantes pois a maioria dos hábitos que são prejudiciais à visão estão relacionados ao tempo de exposição aos dispositivos eletrônicos.

Sendo assim, o uso abusivo de qualquer tela – computador, celular, tablet, notebook ou TV – pode gerar inúmeros problemas, como:

  • Defasagem de grau corretivo dos óculos ou lentes de contato.
  • Distúrbios visuais, como a síndrome do olho seco.
  • Miopia.
  • Espasmos.
  • Cansaço visual.
  • Embaçamento da visão.

 

Além disso, dores de cabeça, ansiedade e insônia são consequências não oculares que também podem ocorrer, principalmente devido à luz azul emitida pelas telas, que acaba reduzindo a produção da melatonina, hormônio que regula o sono. 

 

Veja também – Dor de cabeça constante: como aliviar

 

Principais cuidados com a visão no home office

Trabalhando em casa, as pessoas sentem maior dificuldade em separar o tempo para cada atividade, assim como para o descanso. Por isso, os cuidados com os olhos no home office exigem algumas alterações na rotina. Confira algumas dicas.

1. Estabeleça horários fixos de trabalho 

Planejamento e organização tornam o dia mais produtivo e satisfatório, então determine um tempo para cada atividade e pare quando atingir o limite estabelecido.

O que é blefarite, quais são os sintomas e como funciona o tratamento?

2. Leia livros físicos

Antes de dormir é um bom horário para ler um livro físico (não digital). Assim você evita a luz azul das telas dos eletrônicos e usufrui dos benefícios da leitura. 

 

3. Faça atividades ao ar livre

Busque lazer no mundo offline. Existe uma infinidade de opções muito prazerosas e que ainda farão bem para sua saúde, como aliviar o estresse.

Inclusive, veja neste outro artigo como o estresse pode afetar sua visão.

 

4. Faça pausas regulares

Em alguns momentos, tire os olhos das telas para dar um descanso à visão. Uma dica é que, nessas pausas, você olhe para objetos em distâncias diferentes da distância que fica da tela, de preferência mais longe. Assim você relaxa os músculos dos olhos, que ficam tensos para olhar a tela de tão perto.

 

5. Deixe entrar luz natural no ambiente

A luz mais confortável e acessível para os olhos é a luz natural. Sempre que puder, prefira deixar as janelas abertas para evitar luzes artificiais.

 

6. Não esqueça de piscar os olhos

Quando estamos olhando para as telas, é normal que a gente pisque menos, principalmente pela atenção que mantemos na atividade. Esse hábito, porém, pode levar ao ressecamento dos olhos e ao surgimento de diversos problemas visuais, pois são as piscadas que lubrificam os olhos. 

Tente se policiar para manter a frequência das piscadas e, se você passa muito tempo com as telas, peça a seu dermatologista para prescrever um lubrificante ocular.

Veja a importância de manter os olhos hidratados neste outro artigo.

 

A importância das consultas regulares

Além dos cuidados no dia a dia, citados acima, é fundamental manter a frequência de visitas ao oftalmologista, pelo menos uma vez por ano. Mas caso você já esteja sentindo nos olhos os efeitos do trabalho home office, não espere. 

Os problemas de visão, quando descobertos precocemente, são muito mais fáceis e rápidos de tratar, e é justamente nas consultas e check-ups que o médico pode identificar pequenos sinais de que algo não está bem. Além disso, existem problemas que não geram grande incômodo logo de início, e a gente não se preocupa em tratar, mas no longo prazo podem se agravar e trazer grandes riscos.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, considere a Viva Oftalmo sua melhor opção. Somos referência em saúde ocular, dispondo das tecnologias mais avançadas do mercado e de um time de profissionais experientes e atenciosos.

Clique no link abaixo para agendar sua consulta conosco.

Quero agendar minha consulta!