Você tem mais de 40 anos e está com dificuldade para enxergar de perto? O ato de ler virou praticamente uma “novela” em sua vida? Adquiriu o hábito de afastar e aproximar livros e celulares — não necessariamente nessa ordem — como uma alternativa de ver melhor as palavras? A presbiopia (o nome vem da palavra grega presbus e significa homem velho), conhecida também como vista cansada ou síndrome do braço curto, está diretamente relacionada ao envelhecimento natural do olho.
Acompanhe o artigo e descubra como o diagnóstico e o início precoce do tratamento são fundamentais para evitar a evolução para um quadro mais delicado que pode levar a uma deficiência visual.
O que é a presbiopia ou vista cansada?
A presbiopia pode ser definida como a perda da elasticidade do cristalino, que funciona como uma espécie de lente para focalizar as imagens de perto.
Trata-se de uma condição natural ao envelhecimento do corpo humano, que, em geral, acomete pessoas até os 50 anos de idade em graus leve, moderado ou agressivo.
Embora não seja possível evitá-la, é possível retardá-la com os devidos cuidados com a vista e visita frequente ao oftalmologista.
Fatores de risco
Além da própria idade (após os 40 anos) — que representa a causa comum da presbiopia —, alguns fatores de risco contribuem com o surgimento da presbiopia precoce. São eles: condição de saúde (anemia, diabetes, esclerose múltipla e doenças cardiovasculares); medicamentos, como antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos; e dietas não balanceadas.
Principais sintomas
Falamos no começo do texto da síndrome do braço curto, lembra? O nome peculiar é dado justamente ao indivíduo que deixa de enxergar de perto para ver os itens cada vez mais longe.
O contexto soa familiar? Isso já aconteceu com você ou ainda acontece? E com os seus pais?
Esse é de longe um dos principais sintomas de vista cansada. Visão borrada para ler em distância normal, dores de cabeça e fadiga ocular são também sinais para nos deixar em estado de alerta.
Outros sintomas comuns:
- Manchas de visão de perto;
- Vermelhidão e lacrimejamento;
- Dor ao redor dos olhos;
- Dificuldade no trabalho e queda da produtividade.
Como tratar?
A presbiopia é um processo de envelhecimento natural dos olhos e não uma doença, sendo assim, não existe a possibilidade de ser evitada, apenas tratada.
Para contornar a dificuldade de enxergar de perto, portanto, seu oftalmologista pode te indicar o uso de óculos de grau ou lentes de contato.
Outra alternativa, ainda, é o procedimento cirúrgico, por meio da técnica Lasik (a mesma utilizada para corrigir miopia, astigmatismo e hipermetropia).
Em todas as opções, caberá exclusivamente ao oftalmologista o diagnóstico correto e a devida prescrição de um tratamento alinhado às necessidades e ao estilo de vida do paciente.
Identificou-se com os sintomas da vista cansada? Há tempos não realiza o seu check-up ocular?
Clique aqui e agende agora mesmo uma consulta com os especialistas da Viva Oftalmo. Estamos situados em Brasília e atendemos aos principais planos de saúde.
Leia também sobre outras doenças comuns com o avançar da idade:
Catarata: saiba tudo sobre a doença