Os cuidados com a higiene dos olhos são cruciais para evitar uma série de problemas que podem afetar essa região. Afinal, nossa visão é exposta diariamente a diversos riscos, não somente bactérias e vírus, mas também a poluição e o uso de cosméticos.
Sendo assim, a limpeza ocular previne desde irritações a doenças perigosas.
Confira logo abaixo alguns cuidados com a higiene dos olhos, que podem ser incluídos em sua rotina para manter seus olhos protegidos e saudáveis.
Vamos lá!
O que uma boa higiene pode evitar
Veja também: Como Funciona a Cirurgia de Catarata DF?
Algumas pessoas até tomam cuidados para prevenir os principais problemas de visão, mas a maioria não sabe o quanto certos hábitos comuns do dia a dia podem ser perigosos para a saúde dos olhos.
A ausência de cuidados com a limpeza ocular pode trazer consequências, como a síndrome do olho seco, levar a sintomas como ressecamento, inchaço e vermelhidão.
Em casos mais graves pode ocorrer, inclusive, uma redução na própria qualidade da visão, por isso estar atento a certos hábitos do dia a dia – como falaremos mais adiante – é tão importante.
Além disso, portadores de doenças crônicas, como diabetes, artrite e hipertensão, quem faz uso de lentes de contato ou pessoas com pele muito oleosa precisam estar ainda mais atentos.
Esses fatores levam a uma predisposição ao desenvolvimento de processos inflamatórios na pálpebra como o terçol e blefarite, assim como secreções e caspas nos cílios.
Saiba mais: Blefarite: o que é, como acontece e quais as causas
Principais cuidados com a higiene dos olhos
O que é blefarite, quais são os sintomas e como funciona o tratamento?
No geral, os principais cuidados com a higiene dos olhos podem ser incorporados facilmente no seu dia a dia. Confira as dicas:
Retirar a maquiagem completamente
Por mais inofensivas que possam parecer, as substâncias presentes nas maquiagem – especialmente aquelas que vão próximas aos olhos – podem levar a irritações, alergias e inflamações, se não forem completamente retiradas após o uso.
Para remover toda a maquiagem de maneira correta, use os famosos demaquilantes, principalmente antes de dormir, com o auxílio de algodão. Além disso, dê preferência a produtos hipoalergênicos e testados dermatologicamente, o que garante ainda mais proteção.
Lavar os olhos
O hábito mais simples de todos, mas que infelizmente nem todos praticam. Lave diariamente – ou mais de uma vez ao dia – a região ao redor dos olhos, limpando os cílios e as pálpebras. Mais adiante explicamos como fazer isso.
Usar óculos de sol
Reduza a exposição dos olhos ao sol, vento e poeira, usando óculos escuros em locais externos, principalmente em dias e/ou locais com mais risco desse tipo de situação, como na praia.
Higienizar lentes de contato
Quem usa lentes de contato deve ter vários cuidados com esse acessório, para evitar doenças e infecções oculares.
Um dos principais é se atentar à higiene das mãos e usar soluções próprias para higienização e conservação das lentes.
Já quem usa óculos corre muito menos risco, mas também é importante higienizá-los regularmente (lavando ou usando álcool), pois a mesma mão que toca os óculos acaba tocando os olhos em algum momento.
Veja também: Degeneração macular: o que é, causas e tratamentos
O que não fazer
Ao contrário das atitudes que mencionamos acima, outras interferem de maneira negativa nos cuidados com a higiene dos olhos. Confira:
Cuidado com certos produtos
Por ser uma solução muito usada para limpeza de ferimentos e outras situações, muita gente tem o hábito de usar soro fisiológico na higienização dos olhos. O mesmo ocorre com a água boricada.
Porém, o soro contém cloreto de sódio (sal), e a água boricada também não é feita para ser aplicada nos olhos e favorece o ressecamento da superfície ocular.
Compartilhar objetos pessoais
Produtos e objetos de higiene pessoal – como lenços, toalhas de rosto e maquiagem – não devem ser compartilhados, já que esse hábito aumenta as chances de doenças oculares contagiosas, como a conjuntivite, ou outros tipos de doenças, como a herpes.
Evitar o contato com as mãos
Temos conteúdos aqui no Blog falando especificamente dos riscos de tocar e coçar os olhos. Afinal, por mais inofensivo que pareça, esse hábito pode ser extremamente prejudicial para a visão, pois as mãos espalham bactérias e vírus, além de poder causar danos à retina.
Veja também: Herpes Ocular Com Gatilho Emocional: O que é, Sintomas e Tratamento
Como fazer a limpeza diária dos olhos
Felizmente, os cuidados com a higiene dos olhos são muito simples e rápidos de se fazer. Para isso, você vai precisar apenas de água, shampoo neutro ou infantil, gaze ou algodão.
O passo a passo é bem simples e rápido, podendo ser feito durante o banho ou mesmo na pia.
Para isso, basta colocar uma gota de shampoo na gaze ou algodão e fazer espuma com a água. Em seguida, esfregar suavemente a área externa dos olhos (bordas superiores e inferiores), assim como nos cílios.
Outra opção é o uso de lenços umedecidos específicos para a higiene ocular, mas sempre com a indicação do oftalmologista, combinado?
Vale lembrar que não é preciso limpar dentro dos olhos, a não ser em razão de alguma patologia em tratamento, mas também com orientação médica.
Muito fácil, não é mesmo? Sendo assim, o tempo não é uma desculpa para deixar de incluir a higiene ocular em sua rotina diária.
Em caso de dúvidas ou algum problema com seus olhos, entre em contato com a Viva Oftalmo, uma referência nos cuidados com a visão.
Nosso time de profissionais – experientes e atenciosos – está pronto para te orientar e oferecer o melhor atendimento.