Qual a influência da alimentação na visão?

influência da alimentação na visão

Qual a relação entre a sua alimentação e a qualidade da sua visão? Por que falar de nutrição na oftalmologia? 

Bom, como é de se prever, uma alimentação rica em nutrientes interfere em toda a nossa qualidade de vida, inclusive na saúde dos olhos. Isso porque a hipovitaminose  — baixa concentração de vitaminas no organismo — geralmente vem acompanhada de outras patologias associadas.

Sabe-se, por exemplo, que um dos fatores de risco da degeneração macular relacionada à idade é uma alimentação ao longo da vida cujo nível das vitaminas D e E tenha sido abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A vitamina E (presente em ovos, frutos secos e vegetais de folhas verde escuro) é um antioxidante natural que, dentre tantas funções, atua a favor das células da mácula (parte central da retina responsável pela visão nítida). Por outro lado, a vitamina D (derivados de leite, peixe e fígado) conduz o oxigênio nesta região. 

Para saber, então, que alimentos são benéficos para a sua saúde ocular e podem prevenir o desenvolvimento de determinadas doenças, acompanhe este artigo.

Como ajustar minha alimentação para preservar minha visão?

Os “inimigos” da sua dieta

O açúcar, sem sombra de dúvidas, é uma alternativa ruim para a saúde, em geral, e para a saúde ocular. Pacientes que desenvolvem diabetes, por exemplo, e que fazem uso contínuo de sacarose, podem adquirir a retinopatia diabética (isto é, quando o excesso de glicose no sangue danifica e fragiliza os vasos sanguíneos oculares). 

Quanto a isso, ressalta-se: a presença de açúcar é encontrada em diversos tipos de alimento: pães, massas, biscoitos, molhos e temperos prontos, dentre outros. Adquira o hábito de conferir os ingredientes e a tabela nutricional dos produtos e opte por alimentos naturais sempre que possível.

Os “amigos” da sua dieta

Por outro lado, antioxidantes naturais (frutas cítricas, frutas vermelhas, mamão, abacaxi, azeite de oliva, linhaça) podem contribuir na redução dos riscos de catarata e degeneração macular

Fontes de vitamina A (abóbora, brócolis, espinafre, fígado, ovos e leite) auxiliam diretamente no combate à cegueira, enquanto a vitamina C (tomate, morango e caju) atua na prevenção e no alívio do glaucoma. Outra dica é o ômega 3, que melhora consideravelmente a secura nos olhos — tão comum durante a época mais seca e fria do ano.

Veja outras dicas simples de nutrientes que contribuem com a sua saúde ocular:

  • Betacaroteno: quando combinado com zinco e vitaminas C e E, pode reduzir a progressão da degeneração macular. Fontes de betacaroteno: couve manteiga, maracujá, pêssego, melancia, manga tommy, acerola.
  • Flavonoides: pode ajudar na proteção contra catarata e degeneração macular. Fontes de flavonoides: uva, maçã, romã, framboesa, cebola, nozes, linhaça, mel.
  • Vitamina D: pode reduzir o risco de degeneração macular. Fontes de vitamina D: atum, sardinha, cogumelos, bife de fígado, gema de ovo.
  • Zinco: combinado com vitamina A, pode contribuir na redução do risco de cegueira noturna, além de ajudar a reduzir o risco de degeneração macular avançada. Fontes de zinco: ostras, castanha de caju, amendoim, camarão, leite integral.

Como estimular uma boa alimentação para as crianças?

Se você tem criança em casa, a dica de ouro é evitar repetição no cardápio. Procure preparar refeições com cinco cores diferentes no prato e estimule o consumo de frutas, legumes e verduras.

Seu filho não quer comer a fruta? Invista em vitaminas, sucos, salada de fruta e, claro, em muita criatividade. Quem sabe ele não acaba cedendo a uma goiaba em formato de flor, por exemplo? 

Na dúvida de que frutas comprar? Confira a lista abaixo e os principais benefícios de cada uma.

  • Kiwi: contém luteína, que ajuda a proteger os olhos de algumas doenças, e é rico em fibras, contribuindo com uma melhor digestão.
  • Mamão: é também fonte de luteína, além de vitaminas C e E, ajudando a proteger as células saudáveis do organismo contra a ação de radicais livres.
  • Abacate: rico em vitamina E e zinco, pode reduzir o risco de progressão da degeneração macular relacionada à idade.
  • Laranja: fonte de vitamina A, a laranja possui carotenoides, que evitam o envelhecimento do corpo cristalino.
  • Goiaba branca: a fruta é rica em vitamina C e contribui na prevenção da catarata.
  • Goiaba Vermelha: com alta concentração de vitamina A, ajuda na prevenção da degeneração macular e, também, da cegueira noturna.

 

Leia também:

15 sinais de problema de vista em crianças para se atentar

Enxaqueca ocular: o que é e como contornar

8 Cuidados com a vista no inverno

E, claro, vale sempre ressaltar: ao sinal de qualquer sintoma ou desconforto com sua visão, consulte um oftalmologista. Caso seja de Brasília, você pode agendar sua consulta na Viva diretamente pelo site.