O teste de daltonismo, também conhecido como Teste de Ishihara ou Teste Cromático, o exame de Senso Cromático serve para determinar o grau de comprometimento na percepção das cores pelos olhos, sendo útil no diagnóstico do daltonismo.
Entenda melhor sobre o exame e a doença neste artigo. Boa leitura!
Teste de Daltonismo: Exame de Senso Cromático
A avaliação do senso cromático, também conhecida como teste de cores de Ishihara, é o exame oftalmológico que serve para detecção da deficiência congênita na visão das cores, o daltonismo.
Por isso, o exame de senso cromático é indicado, principalmente, para pacientes com suspeita de daltonismo, sendo realizado por um oftalmologista.
Além disso, o teste também pode ser utilizado na avaliação de doenças que atingem o nervo óptico, pesquisando a deficiência na visão de cores e nas doenças na mácula.
Como é feito o exame de Senso Cromático?
O teste cromático consiste na exibição de uma série de cartões coloridos ao paciente, cada um contendo vários círculos feitos de cores diferentes.
A partir do mesmo padrão, são feitos números com os círculos agrupados no meio da imagem que só serão reconhecidos por pacientes que possuem a visão normal.
E não se esqueça: é sempre necessário consultar um especialista para ter o correto diagnóstico do daltonismo e de outras patologias.
Realize o exame de Senso Cromático na Viva Oftalmo! Somos um centro clínico referência em saúde dos olhos em Brasília (DF). Clique aqui e agende a sua consulta.
Entenda o daltonismo: o que é e quais são as causas?
O daltonismo é uma doença geneticamente hereditária e recessiva, ligada ao cromossomo sexual X, que causa irregularidade na percepção visual das cores e causa dificuldade para distinguir determinadas tonalidades, como o azul, verde e vermelho.
O distúrbio acomete aproximadamente 5% da população e é mais raro em mulheres.
Isso acontece porque elas possuem os cromossomos X em dose dupla, sendo mais difícil que os dois genes sejam impactados pela característica. O mais comum é que as mulheres portadoras do gene defeituoso transmitam-o para seus filhos homens que, então, desenvolvem a disfunção visual.
Existem outros casos de daltonismo que não estão relacionados à genética. Apesar de serem extremamente raros, alguns traumas nos órgãos da visão, o descolamento da retina ou tumores cerebrais, podem causar a doença.
Entre os sintomas mais característicos do daltonismo, os pacientes com essa doença veem o mundo com cores pouco definidas, muitas vezes turvas, com nuances distorcidas e sem ou com pouca diferenciação entre os tons.
Leia também:
Problema de vista é hereditário?
e
Quando levar os filhos ao oftalmologista?
Tipos de daltonismo
A deficiência na visão das cores, própria do daltonismo, pode ser classificada em três tipos:
- protanopia – diminuição ou ausência do pigmento vermelho, sensível às ondas de comprimento longo. Nesse caso, a pessoa enxerga em tons de bege, marrom, verde ou cinza;
- deuteranopia – ausência ou diminuição dos cones verdes sensíveis às ondas de comprimento médio. Na falta deles, a pessoa enxerga em tons de marrom.
- tritanopia – dificuldade para enxergar ondas curtas, como os diferentes tons de azul e o amarelo, que adquirem tons rosados.
Visão normal X Visão do Daltônico
O ser humano possui fotorreceptores visuais — bastonetes e cones — que estão presentes no tecido da retina.
Os bastonetes são responsáveis pela nossa visão noturna. Já os cones são responsáveis pela visão diurna e pela distinção das cores.
As faixas espectrais são as cores vermelha, verde e azul, as demais cores são a combinação dessas três. No indivíduo daltônico, há deficiência ou ausência de cones.
Fique atento aos possíveis sinais da doença, agende sua consulta conosco e obtenha orientação especializada de um oftalmologista.
Leia também: O que esperar de uma consulta ao oftalmologista?
Faça seu Teste de Daltonismo Agora
Teste 1: todos devem ver o número 12, incluindo quem tem daltonismo total.
Quem tem visão normal devem encontrar o 8 e 29 na imagem. Quem tem deficiência de verde/vermelho enxerga o número 3 e 70. A pessoa que tem daltonismo total não consegue encontrar os números.
Quem tem visão normal visualizam os números 5 e 3. As pessoas com deficiência de verde/vermelho enxergam 2 e 5. Quem tem daltonismo total não enxerga nenhum número.
Pessoas com a visão normal enxergam o número 15 e 74. Quem tem deficiência de verde/vermelho visualizam 17 e 21. Pessoas com daltonismo total não conseguem encontrar nenhum número.
Quem tem visão normal enxergam os números 6 e 45. Pessoas com daltonismo não conseguem enxergar os números.
Pessoas com visão normal enxergam o número 5, quem tem daltonismo não visualiza nenhum número.
Agende sua consulta agora mesmo na Viva Oftalmo! É simples e rápido.
Conseguiu identificar? Caso não tenha conseguido, agende uma consulta com o nosso oftalmologista e faça uma avaliação!