Quando se trata de consultas e exames preventivos, o check-up ocular é geralmente deixado de lado. As pessoas só procuram o oftalmologista quando surge um problema.
No entanto, cuidar da visão (preventivamente) faz parte da sua saúde como um todo. Isso porque, durante check-up ocular, é possível detectar possíveis tendências para algum problema futuro.
O ideal é que as consultas de rotina aconteçam pelo menos uma vez ao ano, para quem não tem problema de vista conhecido, e para quem já tem alguma questão ocular, fazem uso de óculos ou lentes de contato, a frequência será a que seu médico definir.
Conheça abaixo 7 razões para manter seu check-up ocular em dia!
Detectar problemas em estágio inicial
Você é do tipo que só procura médico quando já tem algo acontecendo? Cuidado!
No caso dos olhos, vários problemas são irreversíveis, ou seja, caso passem de um certo ponto, não haverá muito o que o médico possa fazer.
Além disso, um simples quadro inflamatório pode representar desde uma conjuntivite até um problema mais sério e delicado, como é o caso do glaucoma. Este, por sua vez, só apresenta sintomas em estágio mais avançado, sendo, também, a principal causa de cegueira irreversível no Brasil.
Ter um acompanhamento oftalmológico regular é fundamental para prever o desenvolvimentos de doenças como essas e antecipar soluções.
Indicativo da saúde do corpo como um todo
O check-up oftalmológico em dia contribui para o diagnóstico de várias patologias, como hipertensão, diabetes, colesterol alto e tumores, além de transtornos que afetam diretamente o sistema imunológico.
O exame de fundo de olho ou fundoscopia, por exemplo, avalia a parte interna do globo ocular e pode diagnosticar a hipertensão, caso os vasos sanguíneos se mostrem contraídos e estreitos.
Com hemorragia, a chance de diabetes é alta. Já o inchaço do nervo óptico, pode indicar a presença de um tumor.
Ou seja, uma simples visita regular ao oftalmologista também pode te orientar quanto à consulta com outros especialistas.
Aumento ou diminuição do grau prescrito
Nem sempre é possível perceber que o grau dos seus óculos está alterado para mais ou menos, por isso o teste de refração ocular é feito durante as consultas.
Com o resultado em mãos, o oftalmologista já te entrega o diagnóstico, juntamente com uma nova receita.
Além de ser uma forma de prevenção de problemas futuros, vai te trazer muito mais conforto visual no dia a dia.
Criar uma rotina anual de exames
Problemas oculares podem surgir em qualquer fase da vida.
Devido à pandemia, as pessoas passaram a ficar muito mais tempo olhando para telas de celulares e computadores. E isso cobra seu preço. Principalmente pelo efeito da chamada “luz azul”. Inclusive, um estudo americano indica que a luz azul em excesso pode levar à perda da visão ao longo do tempo.
Para muitas pessoas, se não há a presença de nenhum incômodo aparente, não há motivos para procurar o oftalmologista. No entanto, ressalto: as avaliações são importantes com ou sem sintomas aparentes.
As medidas preventivas geralmente evitam surpresas desagradáveis no futuro.
Veja também!
Quando devo ir ao oftalmologista?
Diagnosticar erros refrativos
Pessoas que apresentam coceira frequente nos olhos, piscam em excesso ou têm o hábito de franzir a testa podem ser vítimas de erros refrativos (ou vícios de refração).
E, nessa categoria, podemos citar principalmente a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, que provocam dificuldade para enxergar de longe, de perto e distorcer a visão, respectivamente.
Corrigir o erro, contudo, não significa acabar com o problema. O uso de óculos e lentes é indicado para não agravar o problema com o passar dos anos.
Nesse sentido, manter a frequência das consultas com o oftalmologista é fundamental.
Veja também!
Exames de vista: quais são e o que detectam
Evitar possíveis danos ao rendimento
Trabalhadores que sentem fadiga ocular apresentam baixa sua produtividade, e nem é preciso ser médico para saber disso.
A falta de atenção e a dificuldade na realização das tarefas podem ser consequências de uma visão comprometida e prejudicam a qualidade de vida das pessoas, não devendo ser negligenciadas.
Dores de cabeça também são comuns nesses casos. E justamente o check-up ocular é o que pode detectar o que está acontecendo e te dar a chance de intervir, sem ter que sofrer com esses sintomas por tanto tempo.
Leia também!
Exames de vista que você deve fazer por faixa etária
Aprender cuidados importantes com os olhos
A última dessas 7 razões para você realizar o seu check-up ocular é algo que muitas pessoas não reconhecem a importância: aprender com um especialista como cuidar dos seus olhos.
Como já dissemos neste artigo, os cuidados preventivos sempre são o melhor caminho, e ninguém melhor que seu oftalmologista para dizer o que você deve fazer e o que você deve evitar no seu dia a dia.
E às vezes são hábitos simples, mas que muita gente não dá atenção, como evitar esfregar ou coçar os olhos, não tocar os olhos sem higienizar as mãos, nunca usar óculos de outra pessoa, fazer pausas nas atividades que envolvam telas de computador ou celular, dentre outras.
——————
A Viva Oftalmo conta com um time de profissionais preparados para fazer seu acompanhamento com todo cuidado. Nossa estrutura diferenciada está pronta para receber.
Caso você esteja em Brasília, agende sua consulta conosco!