A cirurgia de catarata tem a função de remover o que está causando a visão embaçada, que é o cristalino danificado.
Ficar com a visão embaçada causa uma sensação muito ruim. Você perde a capacidade de ler ou dirigir, não consegue diferenciar as cores e pode até achar que a televisão perdeu a nitidez, quando, na verdade, sua vista que está prejudicada.
É isso que pacientes com catarata relatam no consultório, em especial pessoas acima dos 40 anos e idosos. Isso acontece porque a doença faz com que o cristalino (a lente natural dos nossos olhos) fique opaco — o aspecto original é transparente — o que dificulta a visualização das imagens.
Se quiser entender melhor sobre a doença antes de prosseguir com a leitura, é só conferir este artigo:
Catarata: saiba tudo sobre a doença
Como é a recuperação da cirurgia de catarata
Catarata e presbiopia: como tratar ao mesmo tempo?
A boa notícia é que a cirurgia de catarata pode reverter todo esse quadro e trazer de volta a qualidade de vida ao paciente — inclusive em casos mais graves de cegueira.
Então, se você se enquadra nesse caso ou conhece alguém com catarata, continue lendo este texto para entender melhor sobre a cirurgia e esclarecer as suas dúvidas.
Como é feito a cirurgia de catarata?
Como funciona o procedimento? Basicamente, o cirurgião irá aspirar o cristalino danificado por uma microscópica incisão e logo em seguida substituí-lo por uma lente nova, artificial e intraocular.
Para saber mais sobre as lentes intraoculares utilizadas na cirurgia, confira os seguintes artigos:
Lentes intraoculares: quando são recomendadas?
Lentes intraoculares multifocais ou monofocais: qual escolher?
Para isso, é utilizadas a técnica de facoemulsificação (que irá remover a catarata).
Por meio de uma espécie de caneta fina e delicada, se faz pequenas incisões (em torno de 3mm) no cristalino para facilitar a remoção da catarata e, logo após, a facoemulsificação retira e aspira os fragmentos da doença, por meio de um equipamento ultra-sônico.
A partir daí, é só implantar a lente intraocular (que pode ser dobrável ou não, dependendo do caso).
Vale ressaltar que um outro aspecto muito importante da cirurgia de catarata é a higienização durante todo o procedimento — antes, durante e depois.
Esse padrão rigoroso com a limpeza é essencial, visto que a principal forma de contaminação nesse tipo de cirurgia é por meio das floras bacterianas do corpo*, tanto do paciente quanto do próprio médico.
*a flora bacteriana contempla todas as bactérias que estão por cima da pele do nosso corpo e que são muito importantes para a defesa do organismo. Porém, em contato direto com o olho, podem resultar em infecções e complicações na cirurgia.
Esse é, inclusive, um dos motivos pelos quais é recomendado fazer a cirurgia em um olho de cada vez a fim de diminuir ainda mais os riscos de infecções.
No pós-operatório da moderna cirurgia de catarata não é necessário colocar um tampão em cima do olho do paciente.
A orientação geral, durante esse período, é não pegar pesos ou mergulhar em piscinas/mar por, no mínimo, 1 mês.
Benefícios da Cirurgia da Catarata?
Para você ter uma ideia, antigamente era necessário esperar que a doença evoluísse para poder fazer a cirurgia.
Hoje, com o avanço das tecnologias e a modernização dos aparelhos, já é possível retirar a catarata em seu estágio inicial, evitando as consequências graves que a doença pode trazer no dia a dia.
E é sempre bom reforçar: quando mais cedo for diagnosticada a doença, mais simples e segura é a cirurgia, e melhor é a recuperação.
Leia mais: Plano de saúde cobre cirurgia de catarata?
Além disso, o procedimento ainda conta com vários outros benefícios, como:
- Cirurgia rápida: em torno de 20 minutos;
- Sem internação: o paciente já recebe alta em até duas horas depois da cirurgia;
- Técnica segura e de alta qualidade;
- Baixo risco: menos de 1% das cirurgias causa alguma complicação grave;
- Resultado definitivo: a catarata não volta depois do procedimento;
- Sem dores durante e após a cirurgia: é feita uma anestesia local, com uso de colírios e com uma sedação leve diretamente na veia ou no olho (alguns pacientes, inclusive, dormem durante o procedimento);
- Não há risco de rejeição das lentes intraoculares;
- Sem necessidade de pontos: por serem feitas incisões tão pequenas, o próprio olho cicatriza rapidamente.
- É possível corrigir o grau dos óculos com a cirurgia de catarata.
E mais: o efeito é imediato! Logo após a cirurgia de catarata você já estará enxergando tudo melhor novamente.
Onde fazer a cirurgia de catarata em Brasília-DF?
A Viva Oftalmo é uma clínica que oferece excelência em atendimento oftalmológico em Brasília – DF. Localizada em um moderno centro de especialidades médicas, possui uma estrutura física de ponta e um corpo profissional qualificado para realizar consultas, exames complementares e cirurgias com equipamentos e técnicas de alta performance.
Está interessado em fazer a cirurgia de catarata em Brasília-DF? Então agende agora mesmo uma consulta na Viva Oftalmo para fazermos uma avaliação do seu caso. Basta clicar aqui.
Viva Oftalmo – Endereço: Bloco C – SGAS 616 conjunto A Lote 116/117, Via L2 Sul, salas 201/213 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760