Afinal, o que é astigmatismo?

Falta de foco ao enxergar, problemas na escola e até mesmo na leitura de uma placa no dia a dia. Todas essas situações que podem vir a parecer simples, afetam a vida de milhares de pessoas e estão, comumente, associadas ao astigmatismo.  

Para entender melhor o que é astigmatismo, quais são seus sintomas, causas e tratamentos, acompanhe o texto abaixo.

Entenda o que é astigmatismo

O astigmatismo é caracterizado pela formação da imagem em vários focos, em eixos diferenciados. Isso acontece porque uma córnea normal é redonda e lisa, mas, no caso dos astigmatas, ela é ovalada, o que faz a luz se refratar por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um.

Dessa forma, as imagens sofrem distorções e ficam desfocadas, provocando uma visão embaçada. Assim, as pessoas com astigmatismo têm dificuldades de enxergar objetos, tanto próximos como distantes, pois eles ficam desfocados.

O astigmatismo também pode aparecer associado a outros erros refrativos, como a miopia e a hipermetropia. O astigmatismo miópico é muito frequente, mas é preciso ficar atento principalmente nas crianças.

Isso porque ela causa baixa visão (hipovisão) e pode prejudicar o desempenho escolar. A correção deve ser feita com urgência, pois pode causar ambliopia – disfunção causada pelo desenvolvimento anormal de um dos olhos. O astigmatismo hipermetrópico também pode ocasionar ambliopia e deve ser tratado antes dos seis anos de idade.

Leia também:

Quando levar os filhos ao oftalmologista?

Existem ainda outros tipos de astigmatismo. Eles podem ser corneano, devido à forma irregular da córnea; ou cristaliniano, quando é ocasionado pelas lentes em formato irregular.

O astigmatismo também pode ser regular, normalmente hereditário e causado pela diferença de curvatura da córnea; ou irregular, provocada por cicatrizes de lesões ou inflamações.

Causas do Astigmatismo

Na maioria dos casos, o astigmatismo é hereditário, mas a condição também pode se desenvolver ao longo dos anos devido à alterações na curvatura da córnea, que podem ser causadas por nossas milhares de piscadelas diárias.

Tal doença também pode ser desencadeada por um trauma nos olhos, como o ceratocone. Essa anomalia faz com que a córnea fique em formato de cone. Em sua fase inicial, o ceratocone aparece como um astigmatismo irregular, ocasionando a troca de grau com frequência. Dentre as suas características estão:

    • Visão borrada
    • Visão distorcida (para longe e para perto)
    • Dores de Cabeça
    • Halos em torno das luzes
    • Fotofobia
    • Coceira

O diagnóstico final é feito com exames específicos, dentre eles, a topografia corneadana/ceratoscopia computadorizada.

Leia também:

Exames de vista: quais são e o que detectam

Será que eu tenho astigmatismo?

Os principais sintomas do astigmatismo são: visão turva de perto e de longe; e dificuldade de enxergar objetos, estejam eles próximos ou distantes, pois ficam distorcidos. Também é comum que o astigmata apresente vista cansada e dores de cabeça.

Então, se você anda com dificuldades para enxergar sinais de trânsito ou ler, por exemplo, é possível que você tenha astigmatismo. No entanto, esses sinais não bastam para diagnosticar a condição.

Por isso, é fundamental procurar uma clínica oftalmológica de confiança para que um profissional qualificado analise seu caso. É importante procurar um médico principalmente se existirem:

    • Dores de cabeça
    • Cansaço dos olhos
    • Casos de astigmatismo ou outras doenças oculares na família
    • Algum familiar usa óculos ou lentes de contato
    • Trauma sofrido nos olhos, como pancadas, por exemplo
    • Doença sistêmica como diabetes ou pressão alta

Leia também:

Diabetes e Visão: entenda o que é retinopatia diabética

Em relação ao astigmatismo infantil, é preciso ficar atento ao comportamento da criança, uma vez que ela própria provavelmente não irá se queixar de dificuldades na visão.

Por isso, observe se o pequeno aproxima muito os objetos do rosto para ver melhor; coloca a face muito próxima de livros e revistas para ler; cerra os olhos para ver melhor de longe; tem dificuldade de concentração na escola e notas baixas.

Gostaria de saber mais sobre o astigmatismo? Então baixe nosso E-book gratuito Guia Completo sobre Astigmatismo, e mantenha-se informado sobre a doença.

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22

SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?