Falta de foco ao enxergar, problemas na escola e até mesmo na leitura de uma placa no dia a dia. Todas essas situações que podem vir a parecer simples, afetam a vida de milhares de pessoas e estão, comumente, associadas ao astigmatismo.
Para entender melhor o que é astigmatismo, quais são seus sintomas, causas e tratamentos, acompanhe o texto abaixo.
Boa leitura!
Entenda o que é astigmatismo
O astigmatismo é caracterizado pela formação da imagem em vários focos, em eixos diferenciados. Isso acontece porque uma córnea normal é redonda e lisa, mas, no caso dos astigmatas, ela é ovalada, o que faz a luz se refratar por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um.
Dessa forma, as imagens sofrem distorções e ficam desfocadas, provocando uma visão embaçada. Assim, as pessoas com astigmatismo têm dificuldades de enxergar objetos, tanto próximos como distantes, pois eles ficam desfocados.
O astigmatismo também pode aparecer associado a outros erros refrativos, como a miopia e a hipermetropia. O astigmatismo miópico é muito frequente, mas é preciso ficar atento, principalmente às crianças.
Isso porque ela causa baixa visão (hipovisão) e pode prejudicar o desempenho escolar. A correção deve ser feita com urgência, pois pode causar ambliopia – disfunção causada pelo desenvolvimento anormal de um dos olhos. O astigmatismo hipermetrópico também pode ocasionar ambliopia e deve ser tratado antes dos seis anos de idade.
Existem ainda outros tipos de astigmatismo. Eles podem ser corneano, devido à forma irregular da córnea; ou cristaliniano, quando é ocasionado pelas lentes em formato irregular. O astigmatismo também pode ser regular, normalmente hereditário e causado pela diferença de curvatura da córnea; ou irregular, provocada por cicatrizes de lesões ou inflamações.
Causas do Astigmatismo
Na maioria dos casos, o astigmatismo é hereditário, mas a condição também pode se desenvolver ao longo dos anos devido à alterações na curvatura da córnea, que podem ser causadas por nossas milhares de piscadelas diárias.
Tal doença também pode ser desencadeada por um trauma nos olhos, como o ceratocone. Essa anomalia faz com que a córnea fique em formato de cone. Em sua fase inicial, o ceratocone aparece como um astigmatismo irregular, ocasionando a troca de grau com frequência. Dentre as suas características estão:
- Visão borrada
- Visão distorcida (para longe e para perto)
- Dores de Cabeça
- Halos em torno das luzes
- Fotofobia
- Coceira
O diagnóstico final é feito com exames específicos, dentre eles, a topografia corneadana/ceratoscopia computadorizada.
Será que eu tenho astigmatismo?
Os principais sintomas do astigmatismo são: visão turva de perto e de longe; e dificuldade de enxergar objetos, estejam eles próximos ou distantes, pois ficam distorcidos. Também é comum que o astigmata apresente vista cansada e dores de cabeça.
Então, se você anda com dificuldades para enxergar sinais de trânsito ou ler, por exemplo, é possível que você tenha astigmatismo. No entanto, esses sinais não bastam para diagnosticar a condição.
Por isso, é fundamental procurar uma clínica oftalmológica de confiança para que um profissional qualificado analise seu caso. É importante procurar um médico principalmente se existirem:
- Dores de cabeça
- Cansaço dos olhos
- Casos de astigmatismo ou outras doenças oculares na família
- Algum familiar usa óculos ou lentes de contato
- Trauma sofrido nos olhos, como pancadas, por exemplo
- Doença sistêmica como diabetes ou pressão alta
Em relação ao astigmatismo infantil, é preciso ficar atento ao comportamento da criança, uma vez que ela própria provavelmente não irá se queixar de dificuldades na visão.
Por isso, observe se o pequeno aproxima muito os objetos do rosto para ver melhor; coloca a face muito próxima de livros e revistas para ler; cerra os olhos para ver melhor de longe; tem dificuldade de concentração na escola e notas baixas.
Se você está ou conhece alguém com sintomas de astigmatismo, agende sua consulta na Viva Oftalmologia!
Escrito por
DR. MARIO JAMPAULO