Como se adaptar aos óculos de grau?

Mudar costumes na nossa vida é um processo que envolve persistência. Para nos adaptarmos a novidades, é preciso incorporar a nova rotina em nosso dia-a-dia e manter o comportamento constante até que o cérebro o transforme em um hábito.

É assim ao começarmos uma reeducação alimentar, uma nova atividade física, ao testarmos um outro caminho para o trabalho e também para começar a utilizar óculos de grau. No primeiro momento existe uma sensação de incômodo no rosto, mas que tende a desaparecer depois de algum tempo. Alguns pacientes também apresentam resistência quanto ao uso constante, prejudicando, por vezes, o tratamento.

Confira algumas dicas para os primeiros dias de adaptação com o acessório.

Mudando hábitos

O processo de se habituar com o uso de óculos de grau pode ser um pouco trabalhoso, especialmente se você nunca usou antes. É comum sair de casa e esquecê-los ou mesmo sentir sintomas como tontura, vertigem e dor de cabeça ao usá-los. No entanto, nada disso pode ser desculpa para deixá-los guardados, ok? Veja algumas orientações para começar a se adaptar com os óculos de grau:

Compre a armação correta

O tamanho e o formato da armação podem interferir na adaptação aos óculos novos. Observar detalhes como o tamanho da ponte (parte dos óculos que encosta no nariz) e o material com que é feita a armação pode fazer toda a diferença no conforto com o uso. E, claro, escolha uma armação que combine com a sua personalidade. Dessa forma, você terá um motivo extra para querer usar os óculos.

Leve os novos óculos de grau para seu oftalmologista conferir

Essa verificação é importante, pois o médico dará a certeza se a posição e o grau das lentes estão corretos, de modo a evitar desconfortos.   

Crie lembretes

Pesquisadores afirmam que é necessário, em média, 28 dias para que o nosso cérebro crie um novo hábito. Então, no primeiro mês usando óculos, abuse dos lembretes para te ajudar a fixar essa nova rotina. Coloque alarmes no celular, bilhetes adesivos ao lado da cama, na porta, no carro ou no computador para te lembrar de colocar os óculos.  

Use os óculos desde o acordar

Para se acostumar com os óculos, tanto para as pessoas que estão usando pela primeira vez, quanto para as que estão trocando de óculos, é necessário usá-los frequentemente. Por isso, coloque-os logo ao acordar. Caso haja dores de cabeça ou algum incômodo, retire por um tempo e deixe os olhos descansarem. Geralmente em uma ou duas semanas os olhos já estão totalmente acostumados às lentes. Se o tempo de adaptação passar disso, procure o seu oftalmologista.

Mova a cabeça, não os olhos

É comum algumas pessoas sentirem tontura ao usar os óculos e isso pode ser causado pela rapidez com que o foco da visão se ajusta quando o paciente move os olhos. Esse quadro pode ser resolvido movimentando um pouco mais a cabeça e os ombros ao olhar para cima ou para os lados, fazendo com que os olhos não saiam da área de cobertura das lentes dos óculos. Assim, a sensação de desconforto irá cessar.

Limpe as lentes com regularidade

As sujeiras nas lentes dos óculos deixam os olhos cansados, pois deixam a visão turva. Limpe as lentes com sabão neutro e um pano de microfibra (para não arranhar os óculos). As lentes devem se manter limpas ao longo do dia.   

Guarde-os com cuidado ao fim do dia

Ao final do dia, guarde os seus óculos. Se for ler ou assistir séries ou filmes, lembre-se de tirar os óculos e guardá-los antes de dormir.  

 

Confira outros artigos que podem te interessar:

Qual o melhor tipo de lente para óculos de grau?

Óculos de grau, lente de contato ou cirurgia?

Conheça os tipos de cirurgias corretivas para os olhos

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22

SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?