Conheça os tipos de cirurgias corretivas para os olhos

Apesar da grande ajuda que os óculos e as lentes de contato prestam para quem tem problemas de vista, muitos sonham em continuar com a mesma qualidade de visão, porém, sem esses acessórios.

Foi  também com o objetivo de tornar este sonho em realidade que a medicina desenvolveu, à exemplo de outras intervenções, a cirurgia corretiva para os olhos. São vários tipos e indicações para as mais variadas deficiências. As mais usuais hoje em dia são as feitas 100% a laser, que apresentam muito mais segurança e precisão. Acompanhe!

Veja os vários tipos de cirurgias refrativas a laser:

  • Lasik

A correção de graus a laser funciona tanto para astigmatismo e hipermetropia quanto para miopia e até em alguns casos de presbiopia. O Lasik consiste em um corte na camada anterior da córnea, permitindo a aplicação do laser na camada interna.

Com isso, há menor superfície a ser cicatrizada, causando menor desconforto no pós-operatório. A recuperação visual acontece rapidamente. É possível, por meio deste método, corrigir seis graus de hipermetropia, quatro de astigmatismo e até 12 graus de miopia.

Apesar da delicadeza por se tratar de um olho, o preparo operatório é simples. O paciente necessita de uma anestesia tópica realizada com gotas de colírios especiais.

A cirurgia dura cerca de quinze minutos e o paciente é liberado no mesmo dia, podendo enxergar melhor dentro de algumas horas.

O pós-operatório também não costuma apresentar problemas. A claridade inoportuna dos primeiros três dias pode ser resolvida com o uso de um óculos escuro. Além disso, deve-se usar um colírio antibiótico por três semanas, evitar movimentos bruscos que possam causar algum trauma e não entrar no mar ou em piscinas.

  • PRK

Com esse sistema, a correção do grau é realizada através da aplicação do laser na superfície da própria córnea. Essa éa primeira geração da correção a laser efoi desenvolvida há 30 anos.

No pré-operatório é usado um colírio anestesiante e o tempo de cirurgia é de cerca de dez minutos. O médico remove a “pele” da córnea e aplica o laser.

O pós-operatório requer um pouco mais de cuidados. Isto porque o epitélio é removido em quase toda a extensão da córnea e necessita de alguns dias para se recuperar. O processo de recuperação é então mais extenso e pode causar dor.

Colírios antibióticos são necessários durante a cicatrização pois uma importante barreira de defesa está se formando. Mesmo assim, há riscos no pós-operatório, como infecções, lesões, alterações da visão, etc. Por isso, recomenda-se o uso de lentes protetoras, dormir com óculos especiais e ter, principalmente, cuidados especiais com a água.

  • Técnica Smile

Este procedimento é uma reinvenção da cirurgia refrativa, que mantém seu conceito básico, mas que é bem menos invasivo e simples. É feito em etapa única e com apenas um tipo de laser, o laser de Femtossegundo.

A Técnica Smile é a mais moderna e apresenta, como novidade, muitas vantagens, entre elas:

  • Não há corte de flap como na técnica Lasik. Isso faz com que o trauma da cirurgia seja minimizado, haja menor incidência de olho seco e menos alterações na estrutura da córnea;

  • Não há remoção do epitélio, o que minimiza o desconforto logo após a cirurgia e possibilita rápida recuperação;

  • O laser de femtossegundo faz o tratamento na parte interna da córnea, não sendo influenciado por condições ambientais da sala cirúrgica, tais como umidade e temperatura, nem por hidratação de cada córnea;

  • Com uma incisão menor, há menos risco de infecção e a cicatrização ocorre de maneira mais rápida.

Agora que apresentamos os principais tipos de cirurgia refrativa, convidamos você para conhecer a melhor e a mais avançada Técnica Smile.  Assista ao vídeo!

 

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22

SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?