A dor nos olhos é, como o próprio nome diz, uma sensação dolorosa na região dos olhos, que pode ser apenas na superfície, no interior das estruturas ou ainda na região que circunda os olhos. Entre as principais causas estão algumas doenças dos olhos com calázio, hordéolo, neurite óptica e entre outras.
Essa dor costuma ser descrita em consultório de formas diversas e, por mais que possa ser um incômodo desconhecido para algumas pessoas, também pode estar mais presente no dia a dia de outras.
Se você está apresentando como sintoma a dor nos olhos ou conhece alguém nessa situação, continue lendo o artigo.
Você entenderá melhor o que pode estar causando esse sintoma e se é necessário consultar com um oftalmologista para tratar o problema.
O que pode causar dor no olho?
A dor nos olhos já é por si só um sintoma. O que variará é a intensidade da dor, que pode ser aguda, latejante, uma sensação de ardor, uma coceira, etc.
É preciso reforçar que a região dos olhos é bastante sensível comparada a outras partes do corpo, demandando um cuidado maior.
Como você já leu até aqui, a dor pode acontecer em diversas regiões dos olhos e pode ocorrer por motivos diversos, que vão desde uma pancada a doenças mais graves.
Dentre as inúmeras causas possíveis para a dor nos olhos, estão:
- Blefarite, que é uma infecção que afeta diretamente as pálpebras;
- Alergias nos olhos e região próxima da face;
- Calázio, que é um problema que afeta as pálpebras;
- Conjuntivite;
- Olhos cansados;
- Desconforto nos olhos;
- Hordéolo;
- Ceratite;
- Dengue;
- Pancadas na região da cabeça e dos olhos;
- Irritação causada por lente de contato;
- Enxaqueca;
- Infecções virais, como é o caso da gripe, por exemplo;
- Neurite óptica;
- Olhos secos;
- Presença de corpo estranho nos olhos;
- Ducto lacrimal bloqueado;
- Glaucoma;
- Irite, que é uma inflamação na parte ‘colorida’ do olho;
- Problemas nos seios da face;
- Uveíte.
Quando ir ao oftalmologista
Por ser um sintoma muito comum a diversos problemas e doenças dos olhos, é importante consultar com um oftalmologista para entender qual a causa exata da dor nos olhos e esclarecer qualquer suspeita.
Principalmente se a sua dor nos olhos estiver contínua e atrapalhando as suas atividades do dia a dia, como trabalho e estudo.
Nesses casos, a busca por auxílio médico é indispensável.
Dito isso, atente-se aos seguintes fatores:
- Desconforto nos olhos e olhos cansados normalmente são problemas menores, mas isso não quer dizer que você não precise buscar por um auxílio especializado;
- A dor pode ser resultado de problemas leves no músculo do olho, mas só um oftalmologista pode diagnosticar a questão;
- Se a dor nos olhos surgir com outros sintomas, como a febre por exemplo, busque por um clínico geral, já que neste caso pode se tratar de alguma doença, como é o caso da dengue.
Como aliviar a dor no olho esquerdo?
Por ter causas variadas, o tratamento varia de acordo com a causa da dor no olho. Por isso, nada de buscar por receitas caseiras e tratar sem a prescrição médica. Lembre-se que esse simples hábito pode afetar a sua visão.