O que é calázio e como ele pode afetar a sua visão

Dentre os problemas e patologias oftalmológicas que podem acontecer aos seus olhos e a sua visão está o calázio.
Frequentemente confundido com o terçol, este problema não surge em decorrência de uma infecção e, por isso, é fundamental entender bem o assunto para não confundir os temas.

Prossiga com a leitura do nosso conteúdo de hoje para entender melhor sobre o assunto!

O que é calázio e quais são as causas do problema?

Como você já sabe até aqui, o calázio é um problema que visivelmente pode ser confundido com o terçol, mas que não é causado por infecção.

O inchaço nas pálpebras causado pelo calázio possui uma relação com uma inflamação das glândulas onde é produzido o material sebáceo dos olhos, localizadas nas pálpebras – tanto superior quanto inferior.

Quando ocorre essa inflamação, uma obstrução é causada no ducto onde acontece a saída da secreção. Em função da obstrução, a lesão é formada na pálpebra sob a forma de um granuloma, que pode mudar de tamanho e se tornar maior quando a secreção produzida pela glândula não é eliminada como deveria.

Como identificar o problema?

Os sintomas podem ser confundidos com o  terçol justamente por causar um inchaço visível na pálpebra. Mas além desse sintoma, é possível reconhecer o problema através de outros, como:

  • Área sensível e dolorida;
  • Pele da pálpebra avermelhada ou vermelha;
  • Pele mais quente do que o natural.

Como tratar o calázio?

Por se tratar de uma inflamação, o tratamento do calázio consiste em, normalmente, compressas mornas para desobstruir o ducto e uso de alguns tipos de pomadas. Em casos mais graves, o tratamento é feito através de uma micro-cirurgia.

Mas é fundamental ressaltar que assim como as outras patologias dos olhos, só um oftalmologista pode informar qual a melhor maneira de resolver um problema e só o mesmo pode diagnosticar de forma exata a situação. Desta forma, evite realizar qualquer procedimento antes de buscar por um especialista.

Informações relevantes sobre o assunto

  • Por formar um inchaço na pálpebra é muito comum que as pessoas apertem ou pressionem a área. Em hipótese alguma isso deve ser feito, já que pode prejudicar visivelmente os olhos e até piorar a inflamação;
  • Raramente o problema causa cicatrizes aos olhos;
  • Para evitar o agravamento do problema é fundamental lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente ao lidar diretamente com as lesões.;
  • É fundamental evitar passar as mãos nos olhos.
  • Especialmente os calázios localizados na pálpebra superior, podem comprimir a córnea nesta região, gerando um astigmatismo, que se manifesta em forma de um borramento visual e ou aumento de sensibilidade à luz.

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a compreender melhor o que é esse problema. Para entender mais sobre o calázio ou sobre qualquer outra patologia oftalmológica, converse com os especialistas da Viva Oftalmologia. Obrigado por sua leitura e até o próximo conteúdo.

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22

SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?