Sintomas da Miopia: Tipos, Causas e Tratamentos

Mulher com a visão cansada - Sintoma da miopia

Um dos sintomas da miopia mais comum é a visão embaçada dos objetos que estão longe, aos poucos você começa a perceber que já não enxerga bem o número do ônibus e as letras da placa mais distante estão embaçadas. 

A miopia ocorre quando o olho é mais longo do que o normal, o que faz com que os raios de luz sejam focados muito antes na retina. Dessa forma, a pessoa vê objetos próximos com clareza, mas os mais distantes ficam borrados.

O grau da doença é que determina a que distância começa a falta de nitidez. Em casos mais graves, o míope enxerga bem apenas os itens que estão a poucos centímetros de seus olhos.

Para entender mais sobre o assunto e saber as possíveis causas e tratamentos, prossiga com a leitura do conteúdo!

Sintomas da miopia

O principal sintoma da miopia é a dificuldade em enxergar objetos, ler quadros, placas e escritas distantes, além de problemas ao dirigir, especialmente à noite. Em um grau mais avançado, objetos próximos também perdem o foco, causando cansaço e incômodo.

Além da visão turva, outros sintomas que podem afetar o míope são:

  • Pestanejar constantemente;
  • Dores de cabeça; 
  • Necessidade de apertar os olhos ou parcialmente fechar as pálpebras para ver claramente;
  • Tensão muscular.

No caso da miopia degenerativa, os primeiros sintomas são:

  • Olhos mais saídos da órbita;
  • Má visão de longe mesmo com óculos ou lentes de contato;
  • Aumento permanente do tamanho da pupila;
  • Luzes piscando ou pontos negros no campo de visão.

Se não for tratado adequadamente, esse problema pode se desenvolver com rapidez e evoluir para cegueira permanente.

Para identificar o problema em crianças, fique atento a alguns sinais:

  • Não enxergar objetos de longe ou brinquedos pequenos;
  • Dificuldade em aprender a falar;
  • Dificuldade de aprendizado na escola.

Tipos de miopia 

Os tipos de miopia se diferem conforme a origem do problema.

Miopia de curvatura – ocorre quando a córnea ou o cristalino possuem uma curvatura mais acentuada e incomum.

Miopia Axial – é definida por um globo ocular é mais longo, é evolutivo, é um dos graus mais elevados de miopia.

Miopia Secundária – é uma consequência da degeneração ou deslocamento do cristalino, aparece em idosos que possuem catarata ou glaucoma.

Miopia Congênita – grau presente desde o nascimento.

Leia também:

Diabetes e Visão: entenda o que é retinopatia diabética

Causas da miopia

Embora essa disfunção seja, por vezes, uma condição hereditária, geralmente descoberta na idade de 8 a 12 anos, quando os olhos estão em processo de desenvolvimento, ela pode aumentar gradualmente.

Assim, mesmo quem tinha graus mais baixos a ponto de não perceber o problema, pode identificá-lo mais tarde. O surgimento de miopia em adultos que não apresentavam a patologia na infância também pode estar associado à diabetes ou à catarata.

Além do fator genético, há também o fator ambiental. O excesso de leitura ou uso do computador, por exemplo, podem causar o aparecimento da miopia.

Estudos e experiências apontam que populações indígenas que não têm o hábito da leitura apresentam índices muito baixos de miopia. No entanto, quando passam a integrar a sociedade ocidental e iniciam a leitura e a escrita, começam a apresentar uma incidência de miopia mais elevada.

Há ainda pesquisadores que apontam o costume de passar mais tempo em ambientes fechados como um fator de desenvolvimento da disfunção. Pesquisas realizadas na Europa, na Austrália e na Ásia indicam que as pessoas que passam mais tempo ao ar livre têm bem menos chances de desenvolver a miopia.

Uma das razões pode ser o sol que estimula a liberação de dopamina diretamente nos olhos. A substância seria responsável por conter o crescimento excessivo do globo ocular, mantendo o olho saudável.

Leia também: Glaucoma: Tem cura? O que é, Sintomas e Tratamento

Tratamento

O tratamento mais comum indicado é a utilização de óculos ou lentes de contato. Essa, no entanto, é uma solução temporária. Para quem quer se livrar de vez do problema, existem as cirurgias refrativas, que podem ser realizadas a partir dos 21 anos e reduzem a necessidade de utilizar óculos ou lentes.

Leia nosso artigo Cirurgia de Miopia a Laser: conheça a técnica Smile e descubra uma forma menos invasiva e mais segura de se livrar da miopia.

Se a dificuldade em enxergar objetos distantes tem te incomodado e até dificultado tarefas rotineiras, agende uma consulta com um oftalmologista.

 

Apenas o médico pode determinar seu grau de miopia e indicar a medida adequada a ser tomada.

E se você quiser saber mais sobre o assunto, baixe nosso E-book gratuito sobre Miopia. É só clicar aqui.