A miopia degenerativa (também conhecida como patológica ou maligna) é uma doença ocular grave, que pode provocar diversos comprometimentos à estrutura ocular e causar a cegueira.
Como esse quadro se deve a uma tendência genética de crescimento exagerado do globo ocular, o acompanhamento precoce (desde a infância), juntamente com as medidas de tratamento, podem prevenir complicações mais graves e garantir a qualidade da visão.
No entanto, uma das principais dúvidas que cercam o assunto é se a miopia degenerativa pode causar cegueira.
Neste artigo nós trazemos a resposta a essa pergunta, bem como os cuidados mais importantes que devem ser tomados para reduzir os riscos dessa doença que costuma trazer prejuízos de visão já na infância ou adolescência.
A miopia degenerativa pode causar cegueira?
Caso não seja diagnosticada a tempo e não tenha o devido tratamento, a miopia degenerativa pode, sim, levar à cegueira. Isso ocorre devido às complicações que podem surgir a partir da progressão da doença, como:
- Estiramento excessivo da estrutura da retina, provocado pelo crescimento exagerado do globo ocular, levando a lesões e até mesmo ao descolamento.
- Dilatação excessiva de vasos sanguíneos oculares, com possibilidade de sangramentos (neovascularização coroide).
- Evolução para outras doenças, como catarata e glaucoma.
Os riscos de cegueira relacionados à miopia degenerativa se devem ao crescimento excessivo do globo ocular, o que vai “esticando” e afinando a retina e as estruturas oculares. E é exatamente a evolução não controlada desses efeitos que pode progressivamente ir limitando a capacidade de visão do paciente.
A principal condição responsável pela cegueira nos quadros de miopia maligna é a chamada maculopatia miópica, que ocorre quando há um estiramento tão grande da estrutura retiniana, que acaba provocando lesões na região da mácula, a área central da visão.
Se você quer saber quais as possibilidades disponíveis hoje para tratar a miopia degenerativa, não deixe de conferir este artigo:
Quais os tratamentos para a miopia degenerativa?
É possível prevenir a miopia degenerativa?
Como se trata de uma condição genética, sendo uma tendência da anatomia ocular, não há nenhum modo de se prevenir ou evitar efetivamente a extensão e alongamento do globo ocular, que leva à condição patológica da miopia.
No entanto, hoje existem tratamentos bastante efetivos para controlar as complicações causadas pela doença, entre elas a neovascularização coroide, preservando a capacidade visual do paciente ou até mesmo recuperando parte da visão que já tenha sido perdida.
Além disso, em alguns casos, a opção pelos óculos ou lentes de contato é capaz de manter a capacidade visual do paciente, atrasando ou evitando a perda de visão.
Entre os principais tratamentos para as doenças causadas pela miopia malignas estão:
- Terapia fotodinâmica (PDT): um laser é utilizado em áreas específicas da retina para eliminar os vasos sanguíneos irregulares.
- Terapia anti-VEGF: específico para os pacientes que desenvolvem neovascularização da coróide. Trata-se do uso de uma medicação que impede o crescimento de novos vasos sanguíneos na retina e reduz o inchaço, melhorando a capacidade visual e retardando a perda da visão.
E além das terapias mencionadas, ainda há outras possibilidades, como você vai conferir a seguir.
Quem tem miopia degenerativa pode fazer cirurgia?
A miopia degenerativa pode causar cegueira devido ao seu aspecto genético e progressivo, que tende a ir avançando com o passar do tempo. Portanto, todos os tratamentos que existem, inclusive procedimentos cirúrgicos, dependem de uma avaliação criteriosa do médico oftalmologista, avaliando o custo-benefício dos procedimentos.
Geralmente, se não há o desenvolvimento de nenhuma outra doença como catarata, glaucoma ou neovascularização, cirurgias oculares geralmente não costumam ser indicadas.
Não há cirurgia que impeça o surgimento ou a progressão do quadro, mas sim para evitar as possíveis complicações relacionadas.
Em casos específicos, alguns procedimentos podem ser realizados, como:
- Cirurgia faco-refrativa: implante de um cristalino artificial (lente intraocular), após remoção do cristalino.
- Implante: procedimento complexo, onde uma lente é implementada na câmara interior do olho ou entre o cristalino e a íris.
- Vitrectomia: substituição parcial ou completa do vítreo ocular por um tipo de gás, ou líquido, com o objetivo de prevenir o descolamento da retina.
Como vimos, a miopia degenerativa pode causar cegueira, mas existem hoje inúmeras alternativas que podem ser utilizadas para preservar a qualidade de visão (e de vida) do paciente, bem como para evitar a progressão para outras complicações ainda mais graves.
Para isso, no entanto, é fundamental que o paciente seja acompanhado desde cedo (ainda na infância) para que as possibilidades de tratamento sejam mais efetivas.
Conte com a Viva Oftalmo para garantir um cuidado diferenciado com os seus olhos! Aqui você encontra atendimento de qualidade, um corpo clínico altamente qualificado e o que há de mais moderno em equipamentos oftalmológicos.
Se você está em Brasília ou Entorno, venha cuidar da saúde dos seus olhos conosco!
Quero agendar meu atendimento na Viva!