Os cuidados mais importantes com os olhos dos idosos!

Idosa sorridente fazendo exame de vista.

É comum que a chegada da terceira idade traga consigo uma série de mudanças, como a possibilidade de se aposentar e viver novas rotinas. A relação e cuidados com a visão também se alteram nesse período, necessitando de maior atenção.

Com isso em mente, você sabe quais são os cuidados mais importantes com os olhos dos idosos? Quais são as doenças mais comuns desse período e quais exames devem ser realizados para detectá-las? Descubra!

Qual a importância do cuidado com os olhos?

A visão é um dos sentidos mais prevalentes em nosso cotidiano, estando presente em atividades que englobam desde o trabalho até o lazer. De fato, logo que acordamos, nossos olhos já começam a trabalhar.

Mas, apesar de serem complexos e eficientes, os olhos também são muito sensíveis. Quaisquer alterações ou danos em suas estruturas costumam ser imediatamente percebidos, por meio da visão desfocada ou ausente, dores, lacrimejamento, vermelhidão, dentre outros sintomas.

Com a chegada da terceira idade e o envelhecimento geral do corpo, essas modificações em estruturas oculares se tornam mais comuns. Um exemplo é a diminuição da elasticidade do cristalino, por exemplo.

A oftalmologia moderna, contudo, é capaz de amenizar a maioria dos efeitos negativos causados pelas alterações da terceira idade. Isso acontece por meio do diagnóstico precoce, mudança de hábitos e a seleção do melhor tratamento para cada caso.

O cuidado com a visão é fundamental em todas as etapas da vida, mas especialmente para os idosos. Além de ser importante para a realização de tarefas do cotidiano, a capacidade de enxergar diminui as chances de acidentes dentro e fora de casa. Dessa forma, garante-se também uma maior independência para esse período: o conjunto desses fatores pode ser traduzido como qualidade de vida.

Cirurgia Refrativa a Laser

Doenças relativas ao envelhecimento

Algumas doenças oftalmológicas tornam-se mais recorrentes com a chegada da terceira idade. Veja quais são:

• Catarata: ocorre devido à perda progressiva de elasticidade/transparência do cristalino, que vai se tornando cada vez mais turvo. Como resultado, sente-se a visão turva, dupla e dificuldade para se locomover e realizar atividades do cotidiano.
  • Síndrome do Olho Seco: resultado da alteração do volume e da composição das lágrimas. Assim, manifesta-se por sintomas como irritação, vermelhidão, secura, fotofobia e sensação de “corpo estranho” nos olhos.
  • Glaucoma: surge com o aumento da pressão intraocular. Dessa forma, essa condição pode causar danos permanentes ao nervo óptico com o passar do tempo. Assintomático em suas fases iniciais, o glaucoma começa a se manifestar com a perda progressiva da visão periférica.
  • Retinopatias: afetam os vasos sanguíneos da retina, interferindo na área de formação de imagens diretamente. Alguns dos sintomas associados são: visão turva, visão noturna prejudicada e, eventualmente, perda da visão periférica. Assim como o glaucoma, não costuma apresentar sintomas nos estágios iniciais.
  • Presbiopia: também conhecida como “vista cansada”, a presbiopia consiste na dificuldade em enxergar objetos próximos. Também é resultado da perda de elasticidade do cristalino ocasionado pela idade.
  • DMRI: a Degeneração Macular Relacionada à Idade, como o próprio nome sugere, afeta especialmente a região da mácula, responsável pela assimilação de detalhes nas imagens. Ela é uma doença perigosa, sendo listada como uma das causas mais comuns de cegueira irreversível em pessoas com mais de 50 anos. Alguns sintomas associados são: alteração na percepção de cores, visão borrada ou com manchas, dificuldade de discernir contornos sem distorções.

Leia mais: 7 doenças oculares que acometem mais os idosos

Cuidados mais importantes com os olhos dos idosos

Apesar de serem naturalmente afetados pelo envelhecimento, os olhos dos idosos podem ser muito saudáveis durante a melhor idade! Alguns cuidados são essenciais para garantir a saúde da visão.

Veja quais são:

1. O que fazer para ter olhos mais saudáveis: principais cuidados!

Cuidar da alimentação, apostando em uma dieta equilibrada e rica em alimentos amigos da visão, como é o caso daqueles ricos em vitamina A, C, E, ômega 3 e 6, eles fortalecem o organismo e ajudam a manter as doenças oftalmológicas afastadas!

Alguns exemplos de alimentos desse tipo, são: cenoura, abóbora, peixes, frutas cítricas, tomate, amêndoas e muitos outros!

Hidratar-se corretamente também é essencial, especialmente para prevenir casos de Síndrome de Olhos Secos. Vale lembrar que a quantidade ideal de água para se tomar por dia pode ser calculada multiplicando seu peso por 35!

Por fim, um dos maiores diferenciais para manter sua saúde ocular está em manter a constância em consultas de check-up! O recomendado é visitar o profissional pelo menos 1 vez ao ano.

O médico oftalmologista acompanhará de perto suas condições de saúde, instruindo-o de maneira personalizada sobre as melhores práticas para garantir sua saúde da visão por muitos e muitos anos!

2. O que evitar para ter olhos mais saudáveis?

A exposição à radiação UVA e UVB presente nos raios solares pode causar muitos danos à visão. Como nossos olhos não são capazes de filtrar esses raios luminosos, é preciso adicionar um sistema de barreira por meio do uso de óculos escuros.

Especialmente no contexto atual, com a diminuição da proteção pela camada de ozônio, evite sair de casa durante o dia sem óculos escuros, mesmo que seja um dia nublado. A radiação, afinal de contas, consegue atravessar facilmente as nuvens e penetrar nos olhos.

O hábito de fumar também é prejudicial para a visão, basta pensar nas milhares de substâncias tóxicas presentes na sua composição e na fumaça liberada no ato. Assim, os seus olhos são expostos duplamente.

Sempre que possível, não abuse do uso de equipamentos eletrônicos! A luz azul emitida pelas telas pode não só prejudicar o sono, como também o músculo ciliar, a capacidade de piscar e a lubrificação dos olhos. Ao invés disso, inclua na sua rotina mais atividades offline! Equilíbrio é a chave!

Leia mais: 7 cuidados com a visão na terceira idade

Exames oculares recomendados para idosos

Já mencionamos para você a importância do diagnóstico precoce para evitar sequelas em doenças oftalmológicas típicas da terceira idade. Os principais exames utilizados para diagnosticá-las, são:

• Fundoscopia: é capaz de avaliar com detalhe as estruturas presentes no fundo dos olhos, isto é, retina, nervo óptico e vasos sanguíneos. É um grande aliado do possível diagnóstico de câncer nos olhos.
  • Tonometria: mede a pressão interna do olho, auxiliando em diagnósticos de glaucoma.
  • Senso Cromático: avalia a capacidade de perceber e diferenciar cores. Alterações nesse sentido podem indicar casos de DMRI.
  • Biomicroscopia: com o auxílio de um aparelho dotado de luz, torna-se possível avaliar as estruturas anteriores e posteriores dos olhos. Como é um exame mais geral, pode auxiliar na avaliação do globo ocular como um todo e identificação rápida de quaisquer alterações incomuns.

Viva Oftalmo: seu centro médico para saúde ocular!

Ao longo do conteúdo você descobriu que sua visão pode ser saudável durante todos os momentos da vida, mesmo durante a terceira idade. Para conquistar isso, basta seguir algumas recomendações e tomar cuidados facilmente aplicáveis ao dia a dia.

Dentre esses cuidados, as visitas regulares ao oftalmologista estão entre as mais importantes! Afinal, muitas doenças oftalmológicas se iniciam de maneira silenciosa, apenas demonstrando sintomas quando estão em fases avançadas.

A atenção maior à saúde ocular deve se iniciar desde os 40 anos! Por isso, caso você já tenha atingido essa faixa etária, mas não esteja em dia com suas consultas de check-up, é hora de mudar essa realidade!

Na  Viva Oftalmo, você encontra o melhor espaço para realizar suas consultas e cuidar da visão, contando com uma equipe altamente especializada de profissionais e os recursos mais avançados do mercado!

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique na imagem abaixo para agendar sua avaliação conosco!