Quanto tempo dura a cirurgia refrativa LASIK?

Quanto tempo dura a cirurgia refrativa LASIK

Se você recebeu a indicação de fazer a cirurgia refrativa LASIK, então provavelmente ficará feliz em saber que o procedimento, além de indolor, pode ser concluído em apenas alguns minutos. 

Acompanhe o artigo para saber mais detalhes e quais são os principais cuidados no período pré e pós-operatório, com o objetivo de obter os melhores resultados na sua cirurgia refrativa LASIK! 

 

Quanto tempo dura a cirurgia refrativa LASIK?

Como mencionamos anteriormente, a cirurgia LASIK pode ser concluída em poucos minutos. Na realidade, o procedimento é tão rápido que costuma surpreender: são necessários apenas cerca de 5 minutos de ação do laser em cada olho

Isso quer dizer que em cerca de 10 minutos, você já poderá contar com uma visão renovada e livre de erros refrativos como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. 

 

Saiba mais 

A vida de quem abandona os óculos de grau

Outros procedimentos associados à cirurgia refrativa LASIK, como a administração do colírio anestésico e as particularidades de cada caso podem adicionar alguns minutos a essa expectativa média. Ainda assim, é um procedimento bem rápido. 

Outra dúvida que pode surgir diz respeito ao tempo de eficácia do colírio anestésico: seus efeitos duram, em média, de 45 a 60 minutos. Também por conta disso, é comum sentir a visão um pouco turva logo depois do procedimento, mas esse sintoma costuma passar logo.

 

Leia também: 

5 razões para não ter medo da sua cirurgia ocular

Miopia leve, moderada e grave: diferenças, riscos e opções de correção

 

Cuidados pré e pós-cirurgia LASIK

A garantia de resultados e segurança do paciente depende muito dos cuidados nos períodos pré e pós-operatórios para a cirurgia LASIK. Vamos detalhar um pouco mais deles abaixo:

1. Antes da cirurgia LASIK 

O primeiro passo antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico nos olhos é passar pela avaliação do médico oftalmologista. Para avaliar o seu caso, é comum que seja realizada uma série de exames e avaliações, que podem incluir: mapeamento da retina, exame de fundo de olho e topografia da córnea. 

Essas avaliações prévias certificam se as características anatômicas das estruturas dos seus olhos são propícias para se submeter à cirurgia.

Além disso, caso você esteja apresentando qualquer tipo de doença ou infecção nos olhos, será necessário tratar essas condições antes de se submeter à cirurgia LASIK. Afinal, apesar de ser um procedimento simples e sem grandes riscos, ainda é uma intervenção cirúrgica e não pode ser realizada em olhos fragilizados. 

 

Saiba mais 

Cirurgia refrativa: o que você precisa saber antes de fazer?

 

A avaliação oftalmológica também revela se a cirurgia LASIK  é, de fato, o melhor procedimento para o seu caso. Vale lembrar que, para pacientes com córneas muito finas, as cirurgias PRK e SMILE podem ser melhores alternativas. 

 

Saiba mais

Quem pode fazer a cirurgia LASIK?

Cirurgia refrativa PRK, LASIK e SMILE: qual o tempo de recuperação?

 

Caso você use lentes de contato, pode ser necessário interromper o uso em um período de 2 a 4 semanas antes de iniciar os exames avaliativos. O objetivo é não deixar que as modificações empreendidas pelas lentes na córnea afetem o resultado real dos exames. 

Precisão é lei na oftalmologia! 

Depois de passar por todo o período de avaliação e receber um “ok” do seu médico oftalmologista, a data é marcada. É importante que você leve um acompanhante com você para garantir um retorno seguro para casa! 

Além disso, também é importante evitar o uso de maquiagens, loções ou produtos em geral na área do rosto e dos olhos.

 

Leia também:

Miopia degenerativa: o que é, sintomas como tratar

 

2. Depois da cirurgia LASIK 

Logo depois de sair do consultório, você poderá sentir a visão turva ou embaçada por algumas horas. A tendência é que esse efeito desapareça gradual e completamente após cerca de 2 dias. 

A semana que merece mais atenção e cuidado durante o pós-operatório da cirurgia LASIK é a primeira. Afinal, nesse período existe o maior risco de infecção. Para evitar que isso aconteça o mais recomendado é: 

  • Evitar nadar em piscinas, lagos ou rios.
  • Evitar a utilização de maquiagem ou produtos no rosto.
  • Evitar atividades físicas intensas que levem ao suor excessivo (que pode acabar caindo nos olhos).
  • Não coçar os olhos.
  • Evitar ficar próximo de panelas quentes ou equipamentos que produzam vapor.
  • Utilizar os colírios e medicações de acordo com a prescrição do médico oftalmologista.
  • Limpar as mãos todas as vezes que precisar tocar no rosto ou na área dos olhos. 

Depois desse período, as suas atividades cotidianas podem ser retomadas aos poucos. Contudo, com ressalvas! 

Caso você tenha dúvidas mais específicas sobre o período de restrição e recomendações, sempre recorra ao oftalmologista que fez sua cirurgia.

 

Onde fazer cirurgia refrativa LASIK em Brasília?

A escolha de uma clínica de confiança faz toda a diferença na hora de garantir a sua segurança e os resultados esperados da cirurgia refrativa LASIK! 

A  Viva Oftalmo conta com a estrutura de um verdadeiro hospital oftalmológico, equipado para atender todas as suas necessidades oculares, oferecendo assim um atendimento integralizado e mais eficiente. 

Nossa equipe de profissionais especializados e a tecnologia de ponta dos nossos equipamentos é capaz de garantir toda a segurança e precisão que você precisa. 

Conquiste a independência dos óculos e lentes de contato de uma vez por todas! Agende uma consulta com nossos especialistas e comece a sua grande mudança de vida hoje mesmo! 

 

QUERO AGENDAR MINHA CONSULTA