Vontade de coçar os olhos: por que acontece e como contornar

Vontade de coçar os olhos por que acontece e como contornar

Não é só por causa do coronavírus que você deve evitar coçar os olhos! A vontade frequente de coçar os olhos pode ser sinal de irritação ou inflamação. Isso mesmo!

O que pouca gente sabe é que esse hábito aparentemente banal pode causar doenças oculares, dependendo da frequência e da força com que você faz; podendo, inclusive, deformar a estrutura da córnea, devido aos traumas repetitivos. 

Ao final deste artigo, saberá as causas comuns dessa coceira e como você pode contorná-las.

As razões para você evitar coçar os olhos

Não é exagero de médico. A estrutura dos olhos é uma das mais delicadas do corpo. E pressionar o olho com o dedo pode deformar a membrana transparente que cobre a face externa e anterior do globo ocular, conhecida como córnea.

Além disso, tem a questão da higiene. Dificilmente as pessoas higienizam as mãos para tocar os olhos, o que agrava a situação por causa das infecções por microrganismos. A coceira se torna mais aguda devido à falta de cuidados básicos.

Nesses casos, o médico pode prescrever colírios antialérgicos e a aplicação de compressas frias de água ou chá. Dependendo do caso, pode ser preciso o uso de medicamentos.

Caso os sintomas se tornem frequentes, o oftalmologista é quem vai te indicar o tratamento ideal. Então, quando bater a vontade de levar a mão aos olhos, pense nos riscos!

As principais causas da vontade de coçar os olhos

Quadros alérgicos

As alergias, sempre elas! Se você sofre com sinusite ou rinite, ou conhece alguém assim, já deve ter notado como os olhos reagem às crises. Inclusive quem usa lentes de contato deve retirá-las para aliviar a região e, desse modo, não piorar a alergia.

Outra dica é utilizar água fria para acalmar os sintomas. Em geral, as alergias oculares são causadas por ácaros, mofo, cigarro, poeira, perfume, poluição, pelos de animais, pólen, entre outros.

Já nos casos de conjuntivite alérgica, são identificadas quatro formas:

  • Sazonal: associada a outras condições do paciente, como rinite ou asma.
  • Atópica: afeta principalmente pessoas com mais de 40 anos.
  • Primaveril: mais frequente em regiões de clima quente e seco.
  • Papilar gigante: causada pelo uso incorreto de lentes de contato.

Algumas dicas para quem sofre com alergias:

  • Manter os ambientes arejados e bem expostos ao sol.
  • Evitar manusear objetos que acumulam poeira.
  • Preferir usar panos úmidos para retirar o pó da casa.
  • Manter sempre limpo o filtro do ar condicionado.
  • Cuidar da limpeza de travesseiros e colchões.

Olhos secos

Você já ouviu falar da síndrome do olho seco? Essa condição afeta especialmente mulheres mais velhas, e é uma disfunção na produção ou na qualidade da lágrima, causando um ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva.

Além do ressecamento, a coceira é uma das principais causas daquela sensação de “areia nos olhos” que as pessoas sentem. O diagnóstico é clínico e o tratamento é feito com a aplicação de lágrimas artificiais.

Mas, atenção, nada de sair por aí comprando produtos em farmácias. O produto certo e a forma certa de usar serão prescritas pelo seu oftalmologista.

Leia também:

Os riscos de coçar os olhos com frequência

As doenças oculares que causam coceira

Ceratocone

Traumas frequentes na córnea e possíveis alterações na estrutura dos olhos estão entre as principais causas do ceratocone.

Essa condição não provoca cegueira, mas pode piorar muito a qualidade da visão. Não coçar o olho, por exemplo, é uma das medidas preventivas para evitar o ceratocone.

Durante a fase inicial da doença, óculos e lentes de contato podem ser recomendados, mas conforme o quadro evolui, outras técnicas podem ser utilizadas, como o crosslinking (aumentar a resistência da córnea) ou o implante de anel Ferrara.

O ceratocone está entre as principais causas de transplante de córnea, mas essa é uma das últimas alternativas de tratamento.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma situação extremamente incômoda para os olhos, sendo muito difícil não coçar. Essa doença inflamatória pode ser causada por vírus, bactérias ou alergias. 

Além da coceira, também ocorre vermelhidão no local, inchaço nas pálpebras, hipersensibilidade à luz e, às vezes, presença de pus. O ato de coçar contamina as mãos. Daí você toca em objetos, superfícies, pessoas… pronto! Já já tem alguém com conjuntivite também.

Leia também:

Os principais sintomas da conjuntivite e como contorná-los

Terçol

O terçol é uma condição bem comum e fácil de diagnosticar, já que é possível visualizar uma pequena protuberância na pálpebra, causada pela obstrução das glândulas.

Evite coçar e aplique compressas quentes no local. Os sintomas desaparecem em poucos dias. Caso os sintomas persistam, procure o médico!

Herpes ocular

Altamente contagiosa, a herpes ocular é oriunda da varicela ou do vírus da herpes simples. Os sintomas se aproximam bastante da conjuntivite, atingindo muitas vezes apenas um dos olhos.

Uveíte

Outra doença que causa bastante coceira ocular é a uveíte; uma inflamação da íris, corpo ciliar e coróide. As causas geralmente são traumas, infecções, tumores ou doenças autoimunes.

As medidas de prevenção

Descansar os olhos

Ao invés de já sair coçando, uma boa dica é descansar os olhos. Longos períodos na frente do computador fazem com que você pisque menos vezes e lubrifique menos os olhos. 

Por isso, lembrar de piscar os olhos e fazer pequenas pausas das telas luminosas (incluindo computador, celular e TV) são excelentes práticas para reduzir o estresse ocular.

Leia também:

Síndrome da Visão de Computador: você sabe o que é?

Fazer compressas geladas

Compressas geladas com água ou chá de camomila são excelentes alternativas para diminuir a coceira constante.

Se não conseguir escapar daquela “coçadinha”, use ao menos as costas da mão, fazendo movimentos leves e suaves. Só não se esqueça de higienizá-las antes!

Uso de colírios

Se estiver sentindo seus olhos secos ou fazendo uso de medicamentos, cujo efeito colateral seja o ressecamento dos olhos, converse com seu médico sobre o uso de algum colírio lubrificante. Manter os olhos hidratados diminui essa vontade incontrolável de esfregar.

Leia também:

Uso de colírio pode causar algum mal?

Lavar os cílios

Outra boa dica é lavar os cílios com shampoo neutro. Muitas vezes, a coceira é causada por sujeira, excesso de oleosidade e demais agentes irritantes. Esse simples gesto pode melhorar bastante o sintoma. 

Leia também:

Fadiga visual: o que é e como prevenir?

Coloque seu check-up ocular em dia

Como você pôde ver, um gesto aparentemente inofensivo, como coçar os olhos, pode causar vários problemas. Mas com todas essas dicas, isso só será um problema se você quiser.

A saúde dos seus olhos depende do cuidado que você tem com eles todos os dias. E as visitas ao médico fazem parte desse cuidado.

A Clínica Viva Oftalmo é especializada em saúde ocular. Nosso time de especialistas está te aguardando para cuidar dos seus olhos! Se você é de Brasília, agende seu atendimento conosco!