A catarata e a presbiopia são duas doenças oftalmológicas distintas, mas que têm uma característica em comum: em geral, atingem pessoas a partir dos 40 anos de idade e, por isso, podem coexistir.
Enquanto a catarata diminui potencialmente a visão, deixando tudo mais embaçado e podendo levar à cegueira; a presbiopia ou vista cansada acarreta na perda progressiva da capacidade de leitura, pelo envelhecimento natural do olho humano.
O que aproxima as duas, além de ambas condições afetarem o cristalino do olho, é o tratamento em comum. Acompanhe o artigo e tire todas as suas dúvidas sobre a cirurgia 2 em 1, especialmente se você já cogitou uma vida sem óculos de grau.
Leia também:
Quais são os sintomas da presbiopia? Saiba identificar
Diagnóstico de catarata e presbiopia
Primeiramente, a presbiopia é uma condição inerente a todas as pessoas a partir dos 40 anos. Se você faz parte desse grupo, pode ficar mais suscetível a sentir dificuldade de enxergar de perto.
O ciclo vicioso de esticar o braço e apertar os olhos para focar a visão nas letras, vira algo comum. Logo, o uso de óculos para manter o hábito de leitura ou para conseguir reconhecer as letras de uma bula de remédios, por exemplo, torna-se indispensável.
Todo esse desgaste da lente natural do olho pode provocar, também, o surgimento da catarata: o cristalino fica mais opaco e vai formando uma espécie de mancha esbranquiçada no globo ocular.
A catarata é de longe mais agressiva que a presbiopia, pois causa embaçamento da vista completa, dificuldade para enxergar durante a noite e, principalmente, a perda progressiva da visão até uma cegueira reversível.
Nos dois casos, ao sinal de qualquer dificuldade para enxergar, de perto ou de longe, contínua ou esporádica, é importante visitar o oftalmologista. O diagnóstico é dado por meio de exames clínicos, cabendo ao médico a comprovação de qualquer doença.
Tratamento de catarata e presbiopia ao mesmo tempo
Sabe-se que o único tratamento para catarata é por meio de cirurgia. Trata-se de um procedimento que substitui o cristalino danificado por uma lente intraocular, o que melhora consideravelmente a visão.
Em casos em que há presbiopia em conjunto, no entanto, é possível combinar o procedimento com a inclusão de uma lente trifocal, a fim de corrigir o grau relativo à dificuldade para enxergar de perto e à meia distância.
E ressalta-se: em casos de pacientes com problemas refrativos, como miopia e astigmatismo, a lente trifocal também possibilita um tratamento completo da visão.
Como resultado final, o paciente é beneficiado, por meio de uma única cirurgia, com uma visão intacta e, principalmente, livre do uso de óculos de grau ou lentes de contato.
👉 Veja também: Cirurgia de catarata dói?
Prevenção
Faz parte da prevenção da catarata e da presbiopia preservar alguns cuidados básicos com a visão, além de manter consultas rotineiras ao oftalmologistas.
Como dito, as duas condições refletem um envelhecimento natural da vista, o que torna difícil evitá-las. No entanto, com um diagnóstico precoce, é possível contorná-las com sucesso, promovendo uma boa qualidade visual ao paciente.
Confira abaixo 5 dicas gerais para cuidar dos olhos.
- Não use óculos de grau comprados em farmácias sem prescrição médica, pois a qualidade das lentes é variável e normalmente não dá boa visão para perto.
- Utilize óculos escuros como proteção contra os raios ultravioleta, já que a luz do sol incide sobre a retina e pode causar lesões.
- Consulte o seu oftalmologista, no mínimo, uma vez ao ano.
- Em caso de histórico familiar de doença ocular, ou se você já possui algum problema oftalmológico, essa visita é recomendada a cada seis meses.
- Se você tem mais de 40 anos e sente dor de cabeça frequentemente, substitua os medicamentos sem prescrição médica pela visita ao oftalmologista.
Caso queira tirar outras dúvidas com o time da Mondevi, estamos à disposição para auxiliar na manutenção da sua saúde ocular.
Agende uma consulta agora mesmo!
Leia também: Presbiopia ou vista cansada: o que é e como tratar?