A técnica Smile é utilizada para ajudar pacientes que querem fazer a cirurgia de miopia a, finalmente, se livrar dos óculos de grau ou lentes de contato, sendo um procedimento menos invasivo, mais seguro, eficiente e confortável para o paciente.
Para entender melhor sobre a técnica Smile, continue lendo o artigo e tire suas dúvidas!
O que é a técnica SMILE?
Ficar independente dos óculos de grau ou das lentes de contato é o sonho de muita gente. Mesmo quem já convive com os adereços há anos ainda se pega pensando em como a vida poderia ser mais fácil sem eles.
Muitas pessoas, no entanto, ficam assustadas com a palavra cirurgia quando querem deixar a miopia para trás.
E é nesse cenário que surge a técnica Smile, uma forma menos invasiva e mais segura de deixar de vez os óculos.
A técnica Smile, sigla em inglês para Extração Lenticular com Pequena Incisão, é considerada a 3ª geração da cirurgia de miopia a laser e já está sendo usada em cerca de 500 clínicas em mais de 60 países.
No Brasil, o procedimento está disponível desde 2012. Ele possui registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária Brasileira, marcação do Conselho Europeu e já foi introduzido nos Estados Unidos. Atualmente, quase um milhão de cirurgias com a técnica foi realizada pelo mundo e os resultados apontam níveis elevados de segurança, conforto e eficiência.
Leia também:
Astigmatismo tem cura? Saiba como melhorar a sua visão
Smile x Lasik e PRK: qual a diferença entre as técnicas para cirurgia de miopia mais comuns?
A miopia é uma alteração ocular que leva a imagem a se formar antes da retina. Por isso, o míope enxerga os objetos mais distantes desfocados. Para corrigir essa alteração, as cirurgias em geral usam o Excimer Laser para evaporar pequenas quantidades de tecido da córnea, o que altera a sua geometria e repara o desfoque.
Leia também:
Tire suas dúvidas sobre a miopia
Atualmente, as técnicas mais comuns de cirurgia de miopia a laser são o PRK e o Lasik. No PRK, o epitélio — camada superficial do olho — é raspado e limpo com uma esponja para então receber aplicação do Excimer Laser. Já no Lasik, é usado um aparelho chamado microcerátomo que corta a região da córnea ao redor da pupila e levanta a área recortada, chamada de flap, para que o Excimer Laser corrija o grau.
Na técnica Smile, o laser atua na parte interna da córnea e há apenas uma pequena incisão sete vezes menor que o corte feito no modo Lasik. De acordo com oftalmologistas, essa é uma das maiores vantagens da Smile: o menor impacto na estrutura da córnea.
Como é a cirurgia de miopia com a técnica Smile?
O procedimento é uma reinvenção da cirurgia refrativa de correção de graus oculares, que mantém seu conceito básico, mas que é bem menos invasivo e simples, feito em etapa única e com apenas um tipo de laser.
A cirurgia é feita com o laser de femtossegundo VisuMax, fabricado pela empresa alemã ZEISS, que aprimora a correção refrativa e permite um tratamento mais preciso que os equipamentos de gerações anteriores.
Com a técnica Smile há maior exatidão e controle durante o processo, e menor trauma na córnea e na lesão no tecido.
A intervenção se dá da seguinte maneira: o laser é aplicado para criar uma pequena lente na parte interna da córnea, cujo volume e forma são determinados pelo grau do defeito a ser corrigido. Essa lentícula é retirada por meio de uma pequena incisão de 2 a 3 milímetros na superfície da córnea. Assim, a forma dela é melhorada e o problema é corrigido.
Leia também: Glaucoma: Tem cura? O que é, Sintomas e Tratamento
Principais vantagens da técnica Smile
Se realizar uma cirurgia de miopia a laser e ficar livre do problema está na sua lista de desejos há muito tempo, a técnica Smile é a melhor opção para fazer com que você tire essa vontade do papel. Conheça agora as principais vantagens:
- Não há corte de flap como na técnica Lasik, o que faz com que o trauma da cirurgia seja minimizado, haja menor incidência de olho seco e menos alterações na estrutura da córnea;
- Não há remoção do epitélio, o que minimiza o desconforto logo após a cirurgia e possibilita rápida recuperação;
- O laser de femtossegundo faz o tratamento na parte interna da córnea, não sendo influenciado por condições ambientais da sala cirúrgica tais como umidade e temperatura, nem por hidratação de cada córnea;
- Com uma incisão menor, há menos risco de infecção e a cicatrização ocorre de maneira mais rápida.
Ainda está com aquela pontinha de dúvida? Agende uma consulta com um profissional da Viva Oftalmo, conheça mais sobre a técnica Smile e tenha mais qualidade de vida!
Ou, se preferir, tire suas dúvidas diretamente no nosso WhatsApp aqui.
Confira também este artigo:
6 informações que você deve obter antes da sua cirurgia refrativa