Com quantos graus de miopia pode fazer cirurgia?

Com quantos graus de miopia pode fazer cirurgia

Cerca de 27% da população brasileira apresenta algum grau de miopia, segundo uma estimativa global da Academia Americana de Oftalmologia, baseada em 145 artigos, cobrindo 2,1 milhões de pessoas. 

A miopia é um distúrbio de refração de luz gerada pelo alongamento da retina, resultando na “vista borrada” para objetos mais distantes. Para contornar o problema, as opções mais usadas são os óculos ou as lentes de contato.

Apesar de ajudarem a compensar o problema de visão, essas opções criam alguns empecilhos para atividades cotidianas, como a prática de esportes, o risco de contaminação ou alergias com as lentes, o tira e põe dos óculos, a dificuldade para assistir televisão deitado, entre outros.

Caso você deseje realmente uma solução definitiva para seu problema de visão, as cirurgias refrativas são hoje as opções mais modernas, rápidas e seguras para isso. Porém, com quantos graus de miopia você pode fazer uma cirurgia? E quais são as melhores opções de cirurgia disponíveis hoje?

Neste artigo você vai ter as respostas a estas e várias outras dúvidas. 

Cirurgia refrativa: condições necessárias para fazer

Em geral, a cirurgia refrativa pode ser realizada por qualquer pessoa que apresente estabilidade do grau por no mínimo um ano, ou seja, não tenha apresentado aumento ou diminuição considerável no período avaliado. Em geral, isso se dá após o período da adolescência.

Caso a variação de grau não atenda aos parâmetros de segurança, o oftalmologista pode instruir o paciente a esperar um pouco mais, geralmente após os 21 anos, que é quando essas alterações são menos frequentes.

Em relação aos graus, os médicos geralmente recomendam a cirurgia para pacientes que tenham até 10 graus de miopia, 5 graus de hipermetropia e 6 graus de astigmatismo

Além disso, é avaliado também o formato do globo ocular do paciente, para a indicação ou não da cirurgia. A palavra final será sempre do seu oftalmologista.

Saiba mais:

Cirurgia refrativa a laser nos olhos: o que é, como funciona

Contraindicações da cirurgia 

De modo a geral, a cirurgia refrativa não é indicada para pacientes que apresentem quadros como: 

  • Diabetes sem controle
  • Doenças autoimunes graves, como o lúpus, sem controle.
  • Ceratocone: uma doença ocular degenerativa que resulta em uma córnea mais fina que o habitual.
  • Herpes ocular.
  • Glaucoma.
  • Catarata. 

O procedimento também não é indicado para pacientes grávidas. Nesse período, as alterações hormonais provocadas pela gravidez podem alterar temporariamente os graus de refração da paciente, o que pode vir a alterar o resultado obtido com a cirurgia.

Leia também:

6 informações que você deve obter antes da sua cirurgia refrativa

Meu grau de miopia pode voltar?

Todo esse critério de avaliação para indicar ou não o procedimento cirúrgico visa garantir os excelentes resultados obtidos com as cirurgias refrativas.

A oftalmologia hoje conta com margens muito bem definidas para classificar os pacientes que serão operados.

Sendo assim, as cirurgias feitas costumam resolver em quase 100% das vezes os problemas de refração do paciente, sendo raríssimos os casos em que é necessária uma segunda cirurgia.

Ainda assim, quando isso acontece, a correção adicional necessária costuma ser geralmente mínima.

Saiba mais:

Meu grau pode voltar após uma cirurgia refrativa?

Quanto custa uma cirurgia refrativa de miopia?

O valor da cirurgia refrativa varia de acordo com a técnica escolhida. Cada clínica vai ter seus critérios para definição de custos, mas um dos critérios muito associado aos preços é a técnica escolhida para o procedimento.

Conheça as principais utilizadas hoje: 

  • PRK – Primeira geração das cirurgias refrativas a laser, consiste na raspagem da membrana que recobre o olho para posterior aplicação do laser sobre a córnea. É a técnica mais antiga, com pós-operatório mais demorado e incômodo. 
  • Lasik – Uma evolução da técnica anterior que, em vez de raspar a membrana, realiza um corte da mesma, para depois aplicar o laser sobre a córnea. 
  • SMILE – A técnica mais avançada disponível atualmente, sendo capaz de realizar a correção da córnea com a aplicação do laser através da membrana, sem necessidade de raspagem ou corte. Por conta disso, traz melhores resultados, praticamente sem sintomas para o paciente no pós-operatório. 

A escolha da melhor técnica vai depender da sua preferência, da indicação do oftalmologista e também da disponibilidade dos aparelhos em cada clínica.

Conheça mais sobre as técnicas das cirurgias refrativas? Temos um e-book com todas as informações que você precisa.

Planos de saúde cobre cirurgia refrativa?

Para quem deseja fazer a cirurgia refrativa pelo plano de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), através do Parecer Técnico nº 07, cita alguns critérios que tornam o procedimento obrigatoriamente coberto por boa parte dos planos de saúde. 

Dentre alguns dos critérios podemos citar: 

  • Ser maior de 18 anos.
  • Ter grau estável há pelo menos 1 ano.
  • Miopia de moderada a grave (entre 5,0 e 10 graus), com ou sem astigmatismo associado.

Saiba mais:

Cirurgia refrativa e planos de saúde: cobertura e critérios

Onde fazer minha cirurgia refrativa em Brasília? 

Ao longo deste artigo você pôde conhecer informações como com quantos graus de miopia pode fazer cirurgia refrativa, assim como as indicações e contraindicações ao procedimento.

A Viva Oftalmo é referência Nacional e, tanto no diagnóstico quanto no tratamento de doenças oculares. Contamos com uma equipe de oftalmologistas altamente preparados para realizar os mais variados procedimentos oculares.

Além disso, contamos com uma estrutura e equipamentos de ponta para te proporcionar sempre os melhores resultados, com o máximo de conforto, segurança e precisão. 

Somos um dos poucos locais no país a oferecer aos nossos pacientes a opção de cirurgia refrativa a laser pela técnica SMILE, sendo o padrão adotado já em mais de 60 países. 

Também contamos com plantão emergencial de atendimento, todos os dias da semana, das 7h às 22h, garantindo sua comodidade e segurança. 

Atendemos pela maioria dos convênios médicos. Confira nossa lista de planos de saúde. Se você está em Brasília, agende online seu atendimento conosco e deixe nossa equipe cuidar da saúde dos seus olhos.