Como funciona a lente de contato descartável?

rosto aproximado de um home com olhos azuis

Cada vez mais, as lentes de contato descartáveis têm sido uma opção muito visada para pacientes que desejam abandonar os óculos de grau, ou pelo menos equilibrar o seu uso com uma lente.

Além disso, para algumas pessoas, elas oferecem a opção de dar um up no visual com lentes coloridas.

Quem opta pelas lentes que devem ser descartadas diariamente, recebe o benefício de dispensar todos os cuidados diários que seriam necessários no uso de uma lente comum.

Leia também:

7 queixas comuns ao se adaptar com a lente de contato

Mas como funcionam as lentes de contato descartáveis? Quando elas são recomendadas? Existem outras opções para tratar o meu grau?

Acompanhe este artigo para entender melhor!

Como funciona a lente de contato descartável?

Como o próprio nome já diz, a principal característica das lentes de contato descartáveis é que elas devem ser descartadas no lixo depois de passado o seu tempo de utilização.

Existem diferentes tipos de lentes descartáveis, que variam de acordo com seu prazo de validade, tipo de material, e a cor do produto.

Mas, de modo geral, as lentes descartáveis são divididas de acordo com o tempo máximo que elas podem ser usadas. Vamos conhecer cada uma delas?

Lentes de contato diárias

Essas lentes de contato costumam não necessitar de limpeza, uma vez que, ao final do dia, você deverá jogá-las fora para usar uma nova no dia seguinte. São mais recomendadas para as pessoas que não precisam usar lentes de contato com muita frequência.

Uma pessoa que já usa óculos de grau pode querer deixá-lo em casa para ir a uma festa ou à praia, por exemplo. Nesses casos, ele pode usar uma lente descartável durante esse tempo, jogando-a fora ao final do dia.

Lente de contato descartável de uso quinzenal ou mensal

Essas lentes de contato foram produzidas para durarem um pouco mais e, por isso, requerem um cuidado maior de limpeza e de manutenção.

Geralmente, elas são mais recomendadas para quem prefere usar as lente com mais frequência, ao invés dos óculos. Elas podem ser mais econômicas do que as lentes de uso diário, visto que você só precisará trocá-las a cada 15 dias ou a cada mês.

Lentes de contato descartáveis anuais

As lentes descartáveis anuais podem ser ainda mais econômicas do que as quinzenais ou mensais, pois, obviamente, você só precisa trocar por uma nova depois de 1 ano.

Entretanto, elas necessitam de um cuidado muito maior para que fiquem sempre limpas e conservadas. Logo, não são indicadas para as pessoas que não conseguem manter uma rotina diária de cuidados com as próprias lentes.

Leia também:

Como higienizar lentes de contato?

Qual lente de contato descartável é a mais recomendada para mim?

Como você pôde perceber, existem lentes descartáveis para cada tipo de situação e perfil de usuário. Em geral, se você é do tipo que consegue ter uma disciplina de sempre limpar as suas lentes e guardá-las em um local apropriado, as lentes descartáveis quinzenais, mensais ou mesmo anuais, são para você.

Agora se você não dispõe de muito tempo, costuma esquecer seu estojinho quando vai viajar ou só deseja usar lentes de contato uma vez ou outra, as lentes de uso diário são as mais recomendadas.

Ainda assim, a indicação do tipo de lente de contato descartável não depende apenas do tempo de uso e do seu estilo de vida. Os custos de usar lentes de contato também pode influenciar na escolha, já que elas podem ser bem mais caras do que o tratamento com os óculos de grau.

O grau do seu problema de visão também pode influenciar na escolha da melhor lente descartável. Por isso, é muito importante que você faça um acompanhamento com o oftalmologista para que ele te oriente em relação ao melhor tratamento para a sua saúde ocular, envolvendo, também, suas condições financeiras e estilo de vida.

Existem outras maneiras de corrigir o meu grau?

As lentes de contato, na maioria das vezes, podem ser usadas no tratamento de erros refrativos — como hipermetropia, miopia e astigmatismo — e o oftalmologista pode te ajudar a elencar os prós e contras desse tratamento e qual seria a lente mais adequada para você.

Além disso, para todos esses problemas oftalmológicos, a cirurgia refrativa é uma alternativa para aqueles paciente que desejam se livrar completamente da necessidade de qualquer acessório: sejam os óculos de grau ou as lentes de contato.

Leia também:

Óculos de grau, lente de contato ou cirurgia?

A cirurgia possui alto índice de sucesso, é um procedimento rápido e seguro, e não necessita de cuidados muito específicos no pós-procedimento — você pode voltar à sua rotina normalmente.

Caso queira avaliar o melhor tratamento para o seu caso, clique aqui e agende uma consulta com o time de especialistas da Viva Oftalmologia.

Quer saber mais sobre a cirurgia refrativa? Leia também:

> Quais são os benefícios da cirurgia refrativa?

> Smile: conheça a revolucionária técnica que corrige Miopia e Astigmatismo

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22

SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?