Ecografia Ocular: saiba mais sobre esse exame

A ultrassonografia abdominal todo mundo conhece. O que muita gente não sabe é que existe também a ultrassonografia dos olhos. O nome do exame é Ecografia Ocular e serve para avaliar e detectar problemas oftalmológicos dentro e atrás dos olhos.

O exame de Ecografia Ocular também chamado de Ultrassom ocular analisa as estruturas internas e a anatomia do olho, principalmente quando o exame de fundo de olho não consegue ser efetivo pela ocorrência de opacidade no globo ocular como acontece em infecções oculares como a toxoplasmose e na catarata.

A ecografia ocular também permite a avaliação das moscas volantes que se localizam no fundo do olho, no vítreo, que é uma gelatina transparente que fica na frente da retina. As moscas volantes são aqueles pontinhos pretos que se mexem de um lado para o outro na visão.

Quando realizar a Ecografia Ocular

O exame de  Ecografia  Ocular é indicado nos casos de pré ou pós-operatório de cirurgias de transplante de córnea, retina, glaucoma e catarata.

É também utilizado quando o paciente apresenta moscas volantes ou flashes de luz nos olhos. Principalmente quando o paciente possui miopia pois tem a retina mais fina e as moscas volantes podem ser o início do descolamento de retina.

É utilizado nos casos de traumas, para verificar os danos e para localizar corpos estranhos que tenham atingido a cavidade ocular ou orbital.

Na avaliação da parte anterior do olho, são analisadas lesões, tumores de córnea ou íris, cistos e cicatrizes na córnea, já na parte posterior do globo ocular, o exame permite a identificação de catarata, de descolamento de retina e de músculos retro oculares inchados.

O método é também pode ser usado em recém-nascidos para analisar o tamanho dos olhos e, em crianças, no caso de problemas na córnea e opacidades como catarata congênita e tumores oculares congênitos como o retinoblastoma.

Como o exame é realizado

Para realização da Ecografia Ocular, é usado um equipamento semelhante a uma caneta, formado por dois transdutores: um que avalia a parte anterior do olho e o outro que avalia a parte posterior.

O exame é realizado pelo médico Oftalmologista especializado em Ecografia Ocular.

A Ecografia Ocular é um exame rápido, completamente indolor, realizado com os olhos fechados e com  gel sobre a pálpebra que permite a captura de todas as imagens necessárias do olho.

Orientações

Não há necessidade de preparação prévia para a realização da Ecografia Ocular e nem da suspensão do uso de medicamentos ou colírios.

O exame pode ser realizado em bebês e crianças.

Nos casos de doenças contagiosas, como a conjuntivite, deve-se proteger a parte do aparelho que faz contato com o olho para evitar a contaminação e possível transmissão.

Deseja cuidar da saúde dos seus olhos? Agende sua consulta conosco! Estamos à disposição 🙂

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22

SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?