Cirurgia refrativa: benefícios e como funciona?

Médica oftalmologista conversando com idoso.

A cirurgia refrativa é hoje uma alternativa rápida, confortável, segura e com excelentes resultados. Ainda assim há pessoas com dúvidas e receios quanto a esse procedimento. 

Ao longo das próximas linhas, vamos abordar as principais dúvidas que as pessoas têm sobre a cirurgia refrativa. Você descobrirá por que essa técnica avançada tem ganhado cada vez mais popularidade, seus benefícios e como funciona

Além disso, vamos desfazer alguns mitos e trazer informações confiáveis para ajudar você a tomar uma decisão informada sobre a possibilidade de corrigir sua visão de forma definitiva.

Então, se você tem questionamentos sobre a cirurgia refrativa e deseja saber mais sobre os detalhes desse procedimento, continue lendo!

 

Os benefícios da cirurgia refrativa

Especialmente com a chegada das modernas técnicas a laser, as cirurgias refrativas passaram a ter um nível sem precedentes de conforto, segurança, rapidez e melhores resultados aos pacientes com problemas visuais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia

Ao contrário de métodos cirúrgicos tradicionais –  com cortes manuais – o laser permite corrigir problemas visuais de forma minimamente (ou nada) invasiva e altamente precisa, o que reduz significativamente os riscos de complicações, como infecções, inflamações e cicatrizes corneanas, tornando o procedimento muito mais seguro. 

Além disso, com o uso de recursos como rastreamento ocular em tempo real, o laser é  aplicado com precisão milimétrica, minimizando erros e maximizando a segurança do paciente.

 Outra grande vantagem das cirurgias refrativas hoje em dia é o conforto. Durante o procedimento, a anestesia local é aplicada para minimizar qualquer desconforto ou dor. O laser, então, realiza as correções necessárias com extrema rapidez e precisão, geralmente em poucos minutos. 

Além disso, o pós-operatório tende muito mais confortável, em comparação com técnicas mais invasivas. A recuperação é rápida, e os pacientes podem retomar suas atividades diárias normais em pouco tempo, experimentando um mínimo de desconforto ou dor.

Finalmente, a precisão é outro destaque das modernas cirurgias refrativas a laser. Por meio do mapeamento detalhado da córnea, o laser é capaz de fazer correções extremamente precisas e personalizadas. Isso significa que a correção visual é adaptada especificamente para cada pessoa, levando em consideração seu grau de miopia, astigmatismo ou hipermetropia. 

👉 Veja também: Cirurgia de catarata dói?

Principais dúvidas das pessoas sobre cirurgia refrativa

Esclareça aqui os questionamentos mais comuns sobre a cirurgia refrativa e saiba por que você não deve ter medo desse tipo de procedimento.

 

1. Quem pode se beneficiar da cirurgia refrativa?

Em geral, pacientes adultos (após a adolescência), com grau estabilizado há pelo menos um ano, que apresentem problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia.

Grávidas ou pessoas com condições clínicas que tragam risco ao procedimento vão depender de uma avaliação específica do oftalmologista.

 

2. Quais os tipos de cirurgia refrativa?

Há três técnicas principais, sendo a última a mais moderna:

  • LASIK: realizada com o auxílio de dois tipos diferentes de lasers de alta precisão: o Femtosegundo e Excimer Laser. Enquanto o primeiro é um encarregado de realizar uma incisão circular na membrana que reveste a córnea (chamada de flap), o segundo atua diretamente nas partes mais internas, promovendo o processo de correção de curvatura da córnea. 
  • PRK: por esta técnica, é removido o epitélio (camada mais externa da córnea) e, então, é usado o laser para remodelá-la. A recuperação na técnica PRK é mais demorada e desconfortável, já que é necessário o uso de uma lente artificial até que a natural se regenere.
  • SMILE: a última geração em cirurgias refrativas a laser, sendo a mais moderna e segura de todas. Por ela, o corte (a laser) na membrana da córnea é minúsculo (7 vezes menor que na LASIK), quando então o moderno laser VisuMax é usado para corrigir a refração, de forma mais precisa e segura que nas técnicas PRK e LASIK.

 

3. Cirurgia refrativa é segura?

As cirurgias refrativas têm hoje eficácia próxima de 100% na resolução de problemas visuais, e isso se deve à criteriosa avaliação pré-operatória feita pelo oftalmologista, o que garante também mais segurança aos pacientes. Confira alguns desses cuidados:

  • Avaliar doenças pré-existentes, medicamentos usados, entre outras questões. 
  • Não ter doenças na córnea, catarata, glaucoma ou alterações que prejudiquem a cicatrização.
  • Estabilidade do grau por pelo menos um ano.
  • Realizar exames pré-operatórios, como topografia da córnea, fundo de olho e mapeamento da retina.

 

4. Como é o pós-operatório da cirurgia refrativa?

O tipo de incômodo, as limitações pós-operatórias e os cuidados necessários variam conforme a técnica, sendo a PRK a mais limitante, já que por ela é feita a remoção da membrana externa da córnea. 

Pela técnica LASIK e, principalmente, pela técnica SMILE, o pós-operatório costuma ser bem mais tranquilo e confortável, e os pacientes podem retomar suas atividades normais em poucos dias, seguindo cuidados simples. 

Neste outro conteúdo, você conhece detalhes sobre o pós-operatório das cirurgias refrativas. 

 

5. A melhora é imediata?

Um dos aspectos mais incríveis desse tipo de cirurgia é que o paciente já pode notar a diferença na qualidade da visão logo após o procedimento, porém o nível de melhora imediata varia de pessoa para pessoa.

 

6. O resultado da cirurgia refrativa é permanente?

A cirurgia corrige o problema existente. No entanto, como se trata de uma tendência genética, com o passar do tempo uma nova alteração pode surgir. Mas é possível realizar uma nova operação para tratar essa condição, se necessário.

 

7. Quais são as taxas de sucesso da cirurgia refrativa?

Atualmente, as taxas de sucesso são próximas de 100% e, após o procedimento, o paciente não precisará recorrer a lentes de contato ou óculos. À exceção de casos de alterações refrativas extremas, em que não é possível corrigir totalmente a alteração na córnea, e o paciente pode ainda precisar do uso de óculos ou lentes, mas com grau bem mais baixo.

 

8. Quanto custa a cirurgia refrativa

Cada caso é único, e o valor é influenciado por diversos fatores, como: tipo de procedimento realizado, estrutura da clínica, qualidade dos materiais utilizados, nível dos profissionais, entre outros. 

Vale ressaltar que, pensando no longo prazo, algumas cirurgias refrativas podem ter custo semelhante às despesas com óculos.

———————————

Na hora de realizar sua cirurgia refrativa, escolha um dos centros de referência nacional em cuidados com a visão: a Viva Oftalmo!

Contamos com uma estrutura completa para consultas, exames, procedimentos e cirurgias (inclusive pela técnica SMILE). Além disso, temos um time de profissionais experientes e atenciosos para te dar o atendimento que você espera e merece.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, clique no link abaixo para agendar sua avaliação conosco!

Quero agendar minha avaliação na Viva