A Aberrometria Ocular é um exame de vista que avalia possíveis distorções na formação da imagem na retina do olho, a partir da análise da entrada da luz no globo ocular. Em geral, costuma ser recomendado para pacientes que ainda não enxergam perfeitamente, mesmo com o uso de óculos de grau ou lentes de contato.
Se você quer saber mais detalhes sobre o exame de Aberrometria Ocular e suas indicações, leia este artigo.
Aberrometria Ocular: O que é, para que serve e quais as indicações?
Entre todos os procedimentos realizados em uma consulta com o oftalmologista, a Aberrometria Ocular é o exame responsável por medir as distorções (ou “aberrações”) sofridas pela luz ao entrar no olho até atingir a retina, onde a imagem é captada.
Essa tecnologia é indicada, principalmente, para pacientes que, mesmo utilizando óculos ou lentes de contato, possuem pouca qualidade visual, ou seja, ainda não enxergam perfeitamente.
De um modo geral, o paciente que necessita realizar o exame apresenta dificuldade extra para enxergar à noite e visão ofuscada ou com brilho.
Tais distorções costumam estar relacionadas com doenças refrativas, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.
Por ser um exame todo computadorizado, com ele é possível programar a correção de cada distorção de forma personalizada ao paciente, seguindo precisamente o mapa da superfície da córnea.
Além do já exposto, o teste de aberrometria ocular também é recomendado para acompanhar pacientes que fizeram ou farão cirurgias refrativas, para pacientes em estudo de doenças da córnea ou com catarata.
Aberrometria Ocular: Quais Tipos?
Para tanto, hoje existem diversos exames de Aberrometria disponíveis. Entre eles, podemos citar:
- O Aberrômetro baseado na Topografia de Disco de Plácido (Aberrômetro Topolyzer), que mede as aberrações da córnea anterior.
- O Aberrômetro oriundo da Tomografia do Pentacam (Aberrômetro Oculyzer), que avalia as aberrações da córnea anterior, posterior e da córnea total.
- O Aberrômetro da Óptica Total (Aberrômetro Analyzer), Sensor de Frente de Onda Hartmman-Shack, que avalia as aberrações oculares da óptica total.
Aberrometria: Recomendações Gerais do exame
A técnica utilizada será determinada pelo médico oftalmologista ao analisar o quadro de cada paciente.
O procedimento dura aproximadamente 10 minutos.
Vale ressaltar que os pacientes que fazem uso de lentes de contato deverão suspender o uso dois dias antes da realização da aberrometria.
Com o diagnóstico em mãos, caberá, também, ao oftalmologista, indicar o melhor tratamento para o caso.
Para saber mais sobre o exame, como valor da Aberrometria Ocular, ou sobre outro exame relacionado à saúde ocular, agende uma consulta aqui e obtenha orientação especializada de um oftalmologista.
Ou, se preferir, tire suas dúvidas diretamente via WhatsApp clicando aqui.
Lembre-se: ir ao oftalmologista regularmente é essencial para uma visão saudável
Ressaltamos que o cuidado com a saúde dos olhos, órgãos tão importantes do nosso corpo, deve ser feita de forma regular.
Consultar o médico oftalmologista e realizar os exames de rotina são cuidados básicos para se ter uma visão saudável.
Culturalmente, o brasileiro só vai ao médico em casos de emergência ou se estiver sentindo muita dor.
A ação preventiva ainda é pouco difundida no país, mesmo sabendo que pequenas ações podem inibir certas patologias e aumentar a qualidade de vida do paciente.
Leia também: Acompanhamento oftalmológico: entenda a importância deste acompanhamento do início ao fim do ano e O que esperar de uma consulta ao oftalmologista?