Como funciona a cirurgia LASIK

Como funciona a cirurgia LASIK

A cirurgia LASIK é um dos métodos mais populares para quem deseja deixar as lentes de contato e óculos para trás, podendo reduzir ou extinguir completamente graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo. 

Indolor, rápida e com um altíssimo grau de índice de sucesso (acima dos 90%), a cirurgia LASIK apresenta uma recuperação mais rápida e um pós-operatório mais tranquilo que a PRK.

Acompanhe o artigo para descobrir mais sobre a cirurgia LASIK, quando ela é indicada e onde realizá-la com mais segurança. 

 

Como funciona o LASIK?

A cirurgia LASIK é realizada com o auxílio de dois tipos diferentes de lasers de alta precisão: o Femtosegundo e Excimer Laser. 

Enquanto o primeiro é um encarregado de realizar uma minúscula incisão circular na membrana que reveste a córnea (chamada de flap), o segundo atua diretamente nas partes mais internas, promovendo o processo de correção de curvatura da córnea. 

A aplicação do laser nas camadas internas da córnea na cirurgia LASIK dura apenas alguns minutos e assim que o procedimento é finalizado, o flap é recolocado no lugar sem a necessidade de dar pontos. 

O paciente não deve sentir dor durante nenhuma etapa da cirurgia LASIK: antes do procedimento, são administrados colírios anestésicos e, às vezes, até outros tipos de medicamento para mantê-lo mais relaxado. Alguns pacientes relatam a sensação de pressão sobre o olho, mas em níveis completamente toleráveis. 

 

Leia mais:

5 razões para não ter medo da sua cirurgia ocular

O que é astigmatismo e como funciona o tratamento?

 

Logo, a cirurgia LASIK é realizada com o paciente acordado e alerta e não é necessário ficar internado após o procedimento. Muitas pessoas podem retornar às atividades cotidianas no mesmo dia, com a ressalva de evitar exercícios físicos pesados nos dois primeiros dias e  banhos de piscina no primeiro mês

Apesar disso, a recomendação é que você leve um acompanhante quando for realizar a cirurgia LASIK. Afinal, algumas pessoas podem apresentar visão turva, especialmente nas primeiras horas após o procedimento. Então, a presença de um acompanhante garante uma volta mais segura para casa. 

Geralmente, sintomas como coceira, ardência ou visão turva costumam sumir em algumas horas. De fato, é possível perceber melhora na visão já após as primeiras 24 horas. Caso isso não aconteça, entre em contato com o seu médico oftalmologista para investigar as causas. 

 

Leia mais:

A vida de quem abandona os óculos de grau

 

Quando a técnica LASIK é indicada?

Antes de realizar qualquer tipo de cirurgia refrativa, o seu médico oftalmologista prescreverá uma série de exames como exame de fundo de olho, mapeamento da retina, topografia e tomografia da córnea, dentre outros. 

A partir da avaliação dos resultados, a melhor técnica de cirurgia refrativa será indicada. A cirurgia LASIK é um dos métodos mais indicados para o tratamento de miopia, hipermetropia e astigmatismo (separados ou juntos). Além disso, também pode ser utilizado no tratamento de presbiopia. 

Leia também:

Como funciona a cirurgia de miopia?

Qual a melhor técnica para cirurgia refrativa?

 

Para se qualificar para a cirurgia LASIK, é preciso que você: 

  • Seja maior de idade (tenha ao menos 18 anos); 
  • Tenha o grau estabilizado há pelo menos um ano;
  • Esteja em plena saúde (tanto geral quanto oftalmológica);
  • Não tenha córneas muito finas. 

De fato, quando o assunto é a técnica LASIK, a maior contraindicação diz respeito à espessura da córnea. Em casos de córneas finas, a realização da incisão pode não ser considerada segura. Então, pode-se recomendar tanto a PRK quanto a técnica mais moderna, a cirurgia refrativa SMILE. 

 

Leia mais:

Cirurgia ocular: mitos e verdades que você precisa saber! 

 

A terceira geração de cirurgias refrativas: técnica SMILE 

Se a cirurgia LASIK já apresenta resultados estatisticamente melhores que a PRK, além de um pós-operatório mais tranquilo, a técnica SMILE potencializa ainda mais essas qualidades positivas. 

Realizada com o laser de última geração Femtossegundo VisuMAX, essa técnica permite a realização de uma incisão ainda menor do  que a observada na cirurgia LASIK. Assim, pode ser uma opção mais moderna também para quem apresenta córneas mais finas e deseja corrigir miopia e astigmatismo. 

 

Você pode encontrar a técnica SMILE aqui na Clínica VIVA! 

Saiba tudo sobre!

 

Onde fazer a cirurgia LASIK?

A escolha de uma clínica oftalmológica de confiança é muito importante na hora de planejar e agendar a sua cirurgia LASIK. 

Afinal de contas, é preciso que o procedimento seja realizado por profissionais especializados e equipamentos de boa qualidade para que o resultado possa ser o mais seguro e preciso possível. Na Viva Oftalmovocê encontra tudo isso! 

Facilmente acessível pela via L2 sul, as acomodações foram pensadas para garantir o maior conforto e acolhimento para você! 

Funcionando como um hospital oftalmológico, também não é necessário se deslocar para realizar outros exames necessários na sua avaliação: você pode realizar o acompanhamento de todo o processo com os profissionais da VIVA, economizando tempo e garantindo um atendimento mais rápido. 

Caso você tenha alguma rara complicação na sua cirurgia LASIK recém realizada, também poderá ser atendido no plantão de emergência que funciona todos os dias da semana de 7h às 22h. 

A maioria dos procedimentos também pode ser realizada por meio dos convênios aceitos pela VIVA. Garanta o melhor cuidado para os seus olhos! Agende sua avaliação conosco! 

 

AGENDE SUA CONSULTA! 

 

Leia também: 

5 motivos para escolher a Viva Oftalmo para cuidar da sua saúde ocular

Miopia degenerativa: o que é, sintomas como tratar