As lentes de contato são boas opções para quem não gosta de usar óculos de grau ou para quem deseja equilibrar o uso deles com as lentes.
No entanto, muitas pessoas, na pressa do dia a dia, acabam se descuidando com os cuidados gerais essenciais para a boa manutenção das lentes e da sua saúde ocular.
Pensando nisso, preparamos uma lista de erros comuns que os pacientes cometem, e montamos um passo a passo para você saber retirar as suas lentes do jeito certo e sem prejudicar a saúde dos seus olhos. Acompanhe!
Leia também: Tire suas dúvidas sobre as lentes de contato
Erros comuns nos cuidados com a lente de contato
Dormir com as lentes de contato
Isso é um hábito muito ruim e que pode trazer sérios problemas para seus olhos. Ainda que existam hoje alguns modelos de lentes que permitam que o usuário durma com elas, o mais aconselhável é que você as retire. O motivo? Elas podem impedir que seus olhos “respirem”.
Estudos têm mostrado que dormir com a lente aumenta em 6,5 vezes o risco de lesões oculares, justamente porque as lentes privam a córnea de oxigenação. Por isso, aproveite o horário habitual de dormir e retire sempre as suas lentes de contato, permitindo que seus olhos descansem livremente.
Não lavar as mãos antes de tocar nas lentes de contato
Outro erro comum no dia a dia de quem usa lentes de contato é não lavar as mãos antes de tocar nas lentes. O contato com sujeira e bactérias pode não só estragar as suas lentes, como causar irritações e até uma infecção no seu olho.
Lavar as lentes de contato com água
A solução de limpeza das lentes de contato contém propriedades específicas para garantir a saúde dos seus olhos. Portanto, em hipótese alguma, você deve utilizar água, ou mesmo soro fisiológico, para essa higienização.
Tanto a água quanto o soro podem conter impurezas e microorganismos que vão prejudicar o seu tratamento.
Leia também: Como higienizar óculos e lentes de contato?
Não respeitar o prazo de validade das lentes de contato
Esse é outro erro que pode trazer consequências muito sérias para os olhos, pois quando as lentes vencem, elas perdem sua segurança e eficácia. Se as suas lentes de contato foram feitas para durar por 15 dias, por exemplo, ela deve ser descartada ao final deste tempo, ainda que você tenha a usado apenas uma ou duas vezes.
E ainda: lembre-se de trocar regularmente a loção que você usa para limpar e armazenar as suas lentes, bem como manter limpo o estojo onde elas ficarão guardadas.
Leia também: 7 queixas comuns ao se adaptar com a lente de contato
Como retirar suas lentes de contato corretamente
Então, vamos ao passo a passo? Aprenda, agora, a retirar as suas lentes de contato da forma correta!
- Antes de retirar as suas lentes, lave as mãos com sabão. Dê preferência para sabonetes antibacterianos líquidos e que não tenham perfume. Em seguida, seque bem as mãos com uma toalha que não deixe fibras soltas, a fim de evitar o risco delas tocarem nas lentes e ficarem presas nela.
- Olhe para cima e puxe suavemente a pálpebra superior com seu dedo médio. Aproxime o dedo indicador do olho até que ele toque suavemente na extremidade inferior da lente.
- Deslize a lente para a parte branca inferior do seu olho.
- Bem suave, aperte a lente entre o seu polegar e o dedo indicador e retire-a devagar.
- Faça o mesmo procedimento com a lente do outro olho. Para não misturar as lentes, comece sempre pelo mesmo olho.
- Se forem lentes de contato descartáveis, jogue-as fora. Se forem reutilizáveis, inicie imediatamente a limpeza e desinfecção, tanto delas quanto do estojo no qual elas serão armazenadas.
Antes de retirar as lentes de contato
Antes de retirar as lentes de contato é muito importante lavar as mãos com água e sabonete. Segue bem as mãos antes de manusear a lente de contato.
Outro ponto importante, retire e coloque as lentes de contato pelo mesmo olho. Isto reduz os riscos de alterações inesperadas.
Quer saber mais sobre lentes de contato? Leia também:
> Saiba como cuidar das lentes de contato e evite problemas de saúde ocular