Conheça alguns sinais de que o uso do celular está prejudicando a sua visão

dois jovens usando o celular em fundo azul

Segundo uma pesquisa feita pelo IBOPE Conecta, metade dos brasileiros não consegue passar um dia sequer longe do aparelho celular. O acessório é tão presente no nosso dia a dia que costuma ser a primeira e última interação dos seus usuários ao acordar e antes de dormir.

O problema é que o uso excessivo do celular, bem como de demais dispositivos eletrônicos, pode trazer alguns problemas para a sua saúde ocular. O efeito das luzes emitidas pelos celulares, computadores, TVs e até lâmpadas LED, podem ocasionar a degeneração da mácula, área da retina responsável pela visão nítida do olho.

Continue lendo o artigo e avalie se você possui algum dos sinais de que o uso excessivo do celular está prejudicando a sua visão. Cuide da sua saúde ocular e, qualquer dúvida, consulte um oftalmologista.

Olhos cansados

Um dos primeiros sinais que pode surgir em quem fica exposto por muito tempo à luz do celular é sentir os olhos cansados. Isso acontece diante do grande esforço para se concentrar em ver ou ler algo que está muito perto, e com uma luz artificial direcionada diretamente para os olhos.

Sabe-se que a luz artificial, como a luz azul emitida pelo celular e por um computador, pode causar uma série de desconfortos nos olhos, como a sensação de olhos secos, cansados e tensos, além de, possivelmente, resultar em dor de cabeça.

Saiba mais:

Luz azul causa cegueira: verdade ou mito?

Além disso, os olhos cansados podem ser um indício de um problema um pouco mais grave: a presbiopia. Também conhecida como vista cansada, ela é mais comum na terceira idade, mas tem afetado as pessoas cada vez mais cedo.

Ardência e vermelhidão

Quem passa muito tempo fazendo uso do celular, pode sentir ardência nos olhos e perceber uma vermelhidão na região. Isso tudo por conta do cansaço ocular gerado pelo excesso de contato com as telas luminosas e com os seus conteúdos.

A falta de lubrificação dos olhos também contribui com esses sintomas, o que você verá melhor no tópico a seguir!

Leia também:

Ardência nos olhos: quais são as principais causas?

Sensação de olho seco e ficar sem piscar

Outro sinal comum de quem usa muito o celular ou computador, e que, muitas vezes, nem percebe, é ficar sem piscar. Naturalmente, o olho humano pisca, em média, 15 vezes por minuto. Mas com a atenção fixa contínua que as pessoas tendem a dar para o uso dos eletrônicos, essas piscadas reduzem para cerca de 4 ou 5 vezes por minuto.

Essa prática resulta em menos lubrificação para os olhos, e, consequentemente, pode levar ao olho seco e a outros sintomas, como a sensação de areia nos olhos.

Leia também:

O que pode causar inflamação nos olhos?

Dicas para minimizar os impactos do celular ou do computador na sua visão

Você não precisa deixar de usar os aparelhos eletrônicos no seu dia a dia, mas pode adotar algumas medidas simples para minimizar os possíveis impactos na sua visão. Confira:

  • Ajuste a exposição de brilho da tela do seu celular ou computador de acordo com o ambiente. Isso ajuda a tornar a visão mais leve e menos forçada;
  • O uso constante do celular e do computador também podem causar dores de cabeça e dores na coluna e no pescoço. Então, procure manter a postura correta e o computador na altura dos olhos. Quanto ao celular, diminuir o seu uso faz com que o pescoço não canse tanto, já que tendemos a ficar com a cabeça abaixada enquanto mexemos no aparelho;
  • Concentre-se em piscar mais os olhos durante o uso dos aparelhos;
  • Quem trabalha usando o computador, o recomendado é fazer pausas regulares para descansar a vista.

Caso você esteja sentindo algum dos sintomas listados aqui, consulte-se com um oftalmologista e previna-se de possíveis problemas de vista. Cuidar da saúde dos seus olhos também é importante, ok?

Gostou do artigo? Então, leia também:

Síndrome da Visão de Computador: você sabe o que é?

7 cuidados com a vista para quem trabalha o dia inteiro no computador

Exames de vista que você deve fazer por faixa etária

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência
especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22
SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098
Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?