Fisioterapia ocular (exercícios ortópticos): quando é indicada?

Quando é indicada fisioterapia ocular?

Visão dupla, tontura ao ler em veículos que estão em movimento, salto de linha durante a leitura e omissão de palavras ou letras são alguns indicativos de que você talvez precise de fisioterapia ocular. 

Assim como acontece com as modalidades mais comuns de fisioterapia, a fisioterapia ocular auxilia no fortalecimento da musculatura ocular, melhorando desde problemas neurológicos até uma simples visão cansada. 

Acompanhe o artigo para saber mais sobre o procedimento e suas indicações.

O que é e como funciona a fisioterapia ocular?

A fisioterapia oftalmológica é uma área que trabalha a relação entre visão e equilíbrio postural e consiste no estímulo do globo ocular com exercícios ortópticos, associados com exercícios que serão realizados pelo paciente em casa. 

Exercícios Ortópticos

O procedimento pode ser indicado pelo oftalmologista isoladamente ou em conjunto com tratamentos clínicos, como forma de acelerar a reabilitação ocular do paciente. 

As sessões são de curta duração e individuais, sendo realizadas pelo fisioterapeuta ocular. 

Vale dizer que da mesma forma que outros tipos de fisioterapia pedem novas sessões de tempos em tempos, o mesmo se aplica à fisioterapia ocular, que poderá ser repetida no futuro, em uma constante busca de fortalecimento da musculatura dos olhos. 

Alguns recursos utilizados na sessão de fisioterapia ocular são: terapia manual ocular, barra de prismas, teste de visão em 3D, exercícios oculomotores. 

Além desses, no entanto, alguns exercícios mais simples podem ser incluídos na rotina do paciente em sua própria casa, sem necessitar do acompanhamento de um profissional.

Quando é indicada?

Em casos de estrabismo

Além do uso de óculos e do colírio, outro tratamento que pode ser indicado para o estrabismo é a fisioterapia ocular.

A prática de exercícios com o fisioterapeuta, e realizada diariamente pelo paciente, auxilia na melhor coordenação dos músculos e ajustes de foco. 

Em casos mais graves, quando o exercício e demais protocolos não forem suficientes, a correção do desalinhamento poderá precisar de cirurgia e, também nesses casos, no pós-operatório de estrabismo com desvio residual, a fisioterapia poderá ser indicada. 

Leia também: 

5 Razões para não ter medo da sua cirurgia ocular

Insuficiência de convergência 

A insuficiência de convergência acontece quando os dois olhos atuam de forma descoordenada, especialmente em atividades que exigem um foco na vista de perto. 

Como consequência, o paciente lida com a visão dupla e costuma sentir fadiga ocular, dores de cabeça, dentre outros sintomas. 

Para reverter o quadro, uma das indicações do oftalmologista pode ser a fisioterapia ocular, de modo a treinar a vista do paciente a focar de forma coordenada.

Pacientes neurológicos

Em se tratando de pacientes que sofrem de doenças neurológicas, como é o caso do Acidente Vascular Cerebral (AVC),  aneurismas, paresias e paralisias de III, IV e VI pares de nervos cranianos, a fisioterapia ocular também poderá ser indicada. 

Isso porque algumas doenças neurológicas acabam por comprometer o movimento ocular, sendo a terapia uma forma de prevenir sequelas à capacidade visual do paciente. 

Visão cansada após um dia de trabalho

Assim como a prática de alongamentos durante o dia fazem a sua coluna festejar, os olhos também se sentem cansados após passarem várias horas em frente às telas iluminadas. 

Os sintomas causam ainda mais desconforto durante a quarentena, já que estamos totalmente expostos a telas de computadores, tablets e celulares, com maior frequência.

A fisioterapia ocular também pode ajudar nesses casos mais simples, já que uma visão fortalecida demanda menos esforço, o que ajuda significativamente na redução da sensação de cansaço ocular. 

Benefícios da fisioterapia ocular

Assim como a prática de exercícios físicos é indicada para o fortalecimento do corpo e para evitar problemas futuros, a fisioterapia ocular também é indicada não apenas como tratamento de um problema, mas para um cuidado preventivo da visão. 

Como dissemos, a realização de fisioterapia e consequente fortalecimento da musculatura ocular contribuirá tanto com a preservação da visão de pacientes com doenças neurológicas, por exemplo, como em simples casos de fadiga ocular, em que você passou o dia inteiro trabalhando no computador e sente a vista cansada. 

Nesses casos pontuais, você pode seguir com a sequência de exercícios proposta abaixo.

4 exercícios que você pode fazer em casa

  • Abra e feche os olhos

Abrir e fechar os olhos por oito vezes mantendo cada movimento por alguns segundos. 

  • Olhe para todas as direções

Treine olhar para todas as direções (laterais, acima, abaixo e central) por cerca de dez vezes consecutivas. Caso se canse, faça uma pausa e repita a sequência por mais duas vezes.

  • Massagem na testa

Feche os olhos e faça movimentos circulares com os dedos, logo acima dos olhos, para diminuir a tensão acumulada.

  • Treine o foco da sua visão

Intercale a visão de um objeto distante com a visão da sua mãe esticada à sua frente. Repita esse exercício por 10 vezes consecutivas.

Tem sentido algum desconforto na sua visão? Consulte um dos oftalmologistas da Viva Oftalmo e obtenha um check-up geral da sua visão. Agende sua consulta online aqui.