Já pensou que, além de um simples acessório de moda, os óculos escuros também podem ser totalmente benéficos para a saúde dos seus olhos? Eles auxiliam na proteção contra os raios solares do dia a dia e, com isso, ajudam a evitar algumas doenças e certos problemas oftalmológicos.
Neste artigo, vamos te explicar melhor sobre a importância dos óculos escuros para a saúde ocular e porque você deve incluir esse acessório na rotina, para o seu bem estar. Acompanhe!
Importância dos óculos escuros para saúde ocular
Usar óculos escuros no dia a dia é uma boa forma de garantir a saúde dos seus olhos. Isso porque eles conseguem proteger melhor contra radiações que são muito nocivas aos olhos, vindas dos raios solares.
Esse perigo se deve, principalmente, à incidência de raios ultravioletas (UV). Eles são os responsáveis por causar grandes prejuízos aos nossos olhos e também à nossa pele.
Com os óculos escuros, no entanto, é possível prevenir os seguintes problemas:
Inflamação nos olhos e na córnea;
Lesões e distúrbios nos olhos;
Danos à superfície ocular e pterígio;
Síndrome do olho seco;
Degeneração da retina, especialmente pessoas de olhos claros;
Vista cansada, dor de cabeça e deformação da superfície da córnea.
Além disso, os óculos escuros também podem ser grandes aliados na hora de aliviar o desconforto frente à luz solar e problemas de fotofobia.
Mas atenção: é muito importante que você escolha esse acessório priorizando a sua saúde e, logicamente, fugindo das lentes falsificadas, ok? Por não terem a tecnologia necessária para proteger os olhos, as lentes escuras dos óculos piratas acabam forçando a pupila a dilatar mais para tentar enxergar melhor, o que acaba expondo mais os olhos às radiações solares.
Mas, então, como escolher óculos escuros de qualidade? Confira dicas essenciais a seguir.
Questões a considerar ao escolher óculos escuros
O principal aspecto a considerar é se os óculos escuros têm, de fato, uma tecnologia eficaz de proteção contra os raios UV. Esse é um requisito de qualidade que faz parte da coletânea de normas para lentes e armações de óculos, estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Por isso, certifique-se se os óculos têm uma origem confiável, se apresentam essa garantia de proteção contra raios ultravioleta e forte luminosidade, além de verificar se as lentes estão ideais (sem algo irregular ou distorção da imagem). Confira também se as lentes são capazes de filtrar entre 99% e 100% dos raios ultravioletas.
Uma dica extra para quem deseja prevenir o envelhecimento, é optar por acessórios que cubram, também, a região em volta dos olhos, para reduzir o surgimento de rugas e linhas de expressão.
Óculos escuros X óculos de grau
Para pessoas com problemas de vista, é possível adequar os óculos de sol ao seu grau. Isso mesmo, você pode colocar o seu grau de miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo também nos seus óculos escuros.
Uma outra questão entre os óculos escuros e os óculos de grau é com relação à armação, pois alguns tipos de armação podem facilitar e ajudar no combate ao problema de vista. Entenda melhor abaixo, com alguns exemplos.
Para graus mais altos, são recomendadas armações menores e mais finas.
Para pacientes com astigmatismo, o indicado é optar por modelos de óculos de sol que não sejam curvados, pois podem causar desconforto na visão ou até mesmo tontura.
Para saber mais detalhes sobre qual o tipo de óculos escuro ideal para o seu problema de vista, discuta com o seu oftalmologista.
Conseguiu entender melhor o porquê dos óculos escuros serem indispensáveis para a saúde dos seus olhos? Espero que este artigo tenha sido útil para você.
Leia também: Acompanhamento oftalmológico: entenda a importância deste acompanhamento do início ao fim do ano.