SENSO CROMÁTICO: O QUE É E PARA QUE SERVE O EXAME?

Já tentou imaginar estar em um mundo em que as cores são pouco definidas, muitas vezes turvas, com nuances distorcidas e sem ou com pouca diferenciação entre os tons? Essa realidade assusta, não é mesmo? Mas é bem assim que se vive, aproximadamente, 5% da população mundial.

Conhecido como daltonismo, o distúrbio se caracteriza por uma irregularidade na percepção visual das cores e causa dificuldade para distinguir determinadas tonalidades, como o azul, verde e vermelho. Conheça um pouco mais sobre o diagnóstico de daltonismo neste artigo, e sobre o exame senso cromático para detecção do daltonismo.

O que é e quais são as causas do daltonismo?

O daltonismo é uma doença geneticamente hereditária e recessiva, ligada ao cromossomo sexual X. Para mulheres, o daltonismo acontece raramente pois, como possuem os cromossomos X em dose dupla, é mais difícil que os dois genes sejam impactados pela característica. O mais comum é que as mulheres portadoras do gene defeituoso transmitam-o para seus filhos homens que, então, desenvolvem a disfunção visual.

Existem outros casos de daltonismo que não estão relacionados à genética. Apesar de serem extremamente raros, alguns traumas nos órgãos da visão, o descolamento da retina ou tumores cerebrais, podem causar a doença.

Visão do ser humano

O ser humano possui fotorreceptores visuais — bastonetes e cones — que estão presentes no tecido da retina. Os bastonetes são responsáveis pela nossa visão noturna. Já os cones são responsáveis pela visão diurna e pela distinção das cores. As faixas espectrais são as cores vermelha, verde e azul, as demais cores são a combinação dessas três. No indivíduo daltônico, há deficiência ou ausência de cones. A deficiência na visão das cores, própria do daltonismo, pode ser classificada em três tipos:

  1. protanopia – diminuição ou ausência do pigmento vermelho, sensível às ondas de comprimento longo. Nesse caso, a pessoa enxerga em tons de bege, marrom, verde ou cinza;
  2. deuteranopia – ausência ou diminuição dos cones verdes sensíveis às ondas de comprimento médio. Na falta deles, a pessoa enxerga em tons de marrom.
  3. tritanopia – dificuldade para enxergar ondas curtas, como os diferentes tons de azul e o amarelo, que adquirem tons rosados.

Dentre os exames que permitem fazer o diagnóstico do daltonismo e determinar o grau de comprometimento na percepção das cores, está o teste de cores de Ishihara ou avaliação do senso cromático.  Entenda melhor a seguir!

O que é o teste de cores de Ishihara?

O teste de cores de Ishihara ou avaliação do senso cromático é o exame realizado para detecção da deficiência congênita na visão das cores. Pode ser utilizado também na avaliação de doenças que atingem o nervo óptico, pesquisando a deficiência na visão de cores e nas doenças na mácula.

Como é feito o teste de Ishihara?

O exame consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores diferentes. A partir do mesmo padrão, são feitos números com os círculos agrupados no meio da imagem que só serão reconhecidos por pacientes que possuem a visão normal.

O exame de senso cromático é indicado para pacientes com suspeita de daltonismo e é realizado pelo médico oftalmologista. Não se esqueça: é sempre necessário consultar um especialista para ter o correto diagnóstico do daltonismo e de outras patologias.

Fique atento aos possíveis sinais da doença, agende sua consulta conosco e obtenha orientação especializada de um oftalmologista.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22

SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?