Miopia e astigmatismo: como tratar as duas doenças juntas?

olhos de duas crianças

Os casos de doenças oculares estão aumentando no mundo todo. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 35% da população mundial terá miopia até 2020, podendo chegar a 52% em 2050. No Brasil, cerca de 35 milhões de brasileiros possuem miopia, um dado que pode aumentar consideravelmente nos próximos anos.

O astigmatismo também é uma doença muito comum e que atinge cerca de 60% dos brasileiros. No entanto, como frequentemente está associado à miopia ou até à hipermetropia, costuma confundir os pacientes quanto aos sintomas. 

Leia também:

Afinal, o que é astigmatismo?

A boa notícia é que tanto a miopia quanto o astigmatismo podem ser tratados, ou até curados de forma definitiva, juntos. Quer saber como? Acompanhe a leitura!

Miopia e astigmatismo: como tratar as duas doenças juntas?

A forma convencional de tratar a miopia e o astigmatismo é por meio de óculos de grau ou lentes de contato. O uso de óculos de grau, inclusive, é tão comum que o acessório se tornou um item de moda com os mais diversos modelos de armações para os pacientes.

Leia também:

Tire suas dúvidas sobre a miopia

As vantagens são muitas, mas a verdade é que as despesas e cuidados constantes podem pesar na balança, levando a uma reflexão que todo paciente com algum problema de vista tem em algum momento da sua vida:

Será que existe algum meio de corrigir completamente o meu grau para que eu não dependa de óculos ou lentes de contato?

Continue lendo o artigo para descobrir!

A solução para corrigir miopia e astigmatismo 

Para corrigir a sua miopia e o seu astigmatismo de forma definitiva, existem as cirurgias refrativas, cujas técnicas mais utilizadas são: LASIK, PRK e Smile. Esses três recursos são adotados para a correção da córnea e fazem com que as imagens visuais sejam formadas com precisão. 

Leia também:

Conheça os tipos de cirurgias corretivas para os olhos

7 curiosidades sobre a cirurgia refrativa a laser

Para o paciente, isso significa que ele não vai precisar mais se preocupar com lentes e armações, ou com a limpeza das lentes, ou, principalmente, com a própria dependência desses acessórios. Em outras palavras: o paciente passará a ter autonomia no seu modo de enxergar.

Leia também:

7 queixas comuns ao se adaptar com a lente de contato

Óculos de grau, lente de contato ou cirurgia?

Conheça a técnica SMILE: a tecnologia mais avançada para corrigir a sua visão

Com o avanço da tecnologia nessa área, as cirurgias têm se tornado cada vez menos invasivas, resultando em menos agressões à córnea dos olhos. Esse é o exemplo da Técnica SMILE (Small Incision Lenticule Extraction ou Extração Lenticular com Pequena Incisão), que pode corrigir de forma conjunta a miopia e o astigmatismo, ou isoladamente cada um.

Considerada uma inovação no campo das cirurgias refrativas, a Técnica SMILE tem como principal vantagem a não remoção do epitélio, o que minimiza a incidência de grau residual. 

Leia também:

Meu grau pode voltar após uma cirurgia refrativa?

O procedimento é feito em uma única etapa e utiliza apenas um tipo de laser: o femtossegundo. Como referência, a incisão feita por esse laser é sete vezes menor que a incisão no flap feito pela Lasik.

Em geral, essa nova técnica possibilita uma cicatrização mais rápida e um menor risco de contrair infecções ou problemas do tipo.

Para saber mais sobre a Técnica Smile ou outro procedimento relacionado à sua saúde ocular, agende uma consulta com a Viva e obtenha orientação especializada de um oftalmologista.

Quer ler mais sobre as três opções de cirurgias refrativas? Baixe o nosso e-book gratuito a seguir!

Ebook gratuito Cirurgias Corretivas para os Olhos

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22

SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098

Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?