Lentes de contato coloridas: cuidados antes de comprar

mulher posando ao lado de flores

As lentes de contato coloridas costumam ser uma opção atraente tanto para quem possui algum problema de vista a ser tratado, como para pessoas que não dependem dos acessórios. Por que não dar aquela inovada no visual e mudar a cor do olho para azul ou verde, por exemplo?

Mas é preciso ficar atento: com a saúde dos olhos não se brinca! Usar lentes de contato coloridas pode trazer uma série de problemas para a sua visão, caso não considere alguns fatores.

Então, se você está pensando em comprar lentes coloridas, este artigo é para você! Separamos alguns cuidados que você precisa ter antes de comprá-las. Siga essas dicas que, com certeza, a sua saúde ocular estará salva. Vamos lá!

Primeiro de tudo: não ignore o oftalmologista!

Embora existam lentes coloridas com grau (que podem ser usadas para tratar erros refrativos, como miopia e astigmatismo), a maioria das lentes coloridas no mercado não tem grau. Isto é, elas podem ser usadas apenas para fins estéticos, momento em que as pessoas caem na armadilha.

Leia também:

Tire suas dúvidas sobre as lentes de contato

Então, atenção: não é porque as lentes não possuem grau que elas podem ser usadas livremente. Só o oftalmologista poderá indicar o uso de qualquer lente de contato, seja ela colorida ou não, com grau ou sem grau.

No caso das lentes coloridas em específico, o principal ponto de preocupação é o seguinte: os pigmentos presentes nelas podem dificultar a oxigenação da córnea — algo que já tende a ser naturalmente reduzido com o uso de lentes de contato normais.

Além disso, as lentes coloridas precisam ser personalizadas de acordo com o seu grau (caso você tenha) e de acordo com o formato da sua córnea. Dessa forma, somente um médico especialista poderá dar a recomendação correta, mesmo que você não tenha qualquer problema de vista diagnosticado.

Leia também:

O que esperar de uma consulta ao oftalmologista?

Verifique a procedência das lentes coloridas que você deseja comprar

Se você tiver um acompanhamento médico, vai ser possível obter recomendações de marcas de lentes coloridas no mercado que são confiáveis, ao invés de arriscar comprar lentes pela internet sem qualquer garantia.

Para você ter uma ideia, em 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), chegou a proibir em todo o país a comercialização de lentes de contato de uma marca que comprovou ser irregular e que não possui registro.

O mais preocupante é que a principal clientela eram jovens que costumam se fantasiar de personagens de animes, e que usavam essas lentes coloridas para complementar o visual. Não era raro, inclusive, que essas lentes fossem compradas sem indicação e acompanhamento médico.

Por isso, vale sempre ressaltar que comprar lentes de contato de forma indiscriminada pode prejudicar (e muito) a saúde do seus olhos. É importante verificar se a empresa que comercializa as lentes possui registro e permissão para vendê-las no Brasil. Também é válido buscar opiniões de quem já usou lentes dessa marca, e se a empresa possui um bom histórico de clientes satisfeitos.

Leia também:

Saiba como cuidar das lentes de contato e evite problemas de saúde ocular

Como pacientes com problemas de vista podem se livrar das lentes de contato?

Um dos principais motivos que levam as pessoas a procurarem pelas lentes de contato coloridas é a estética. Isto é, o desejo de mudarem o visual e brincarem com a possibilidade real de mudar a cor do olho sempre que sentir vontade. 

No entanto, no caso das pessoas que possuem algum problema de visão, usar lentes coloridas pode representar apenas um pequeno “benefício” diante da dependência ao acessório.

Leia também:

7 queixas comuns ao se adaptar com a lente de contato

Nesses casos, a cirurgia refrativa surge como uma alternativa para corrigir completamente o grau desses pacientes. 

Dentre os pré-requisitos para a cirurgia, é recomendado que os pacientes estejam com o grau estabilizado há mais de um ano, não sofram com alguma doença ocular mais grave (ceratocone, catarata, glaucoma, ambliopia severa, herpes ocular, entre outras) ou com doenças sistêmicas autoimunes. 

A técnica Smile representa um ponto inovador no campo de cirurgias refrativas, tratando a miopia e o astigmatismo. Essa Técnica diminui significativamente a possibilidade de sobrar graus residuais após a cirurgia, além de utilizar métodos menos invasivos que podem comprometer a córnea.

Portanto, hoje a cirurgia refrativa é uma alternativa que corrige de vez o seu problema de visão, e que possibilita que você viva sem óculos ou lentes de contato.

Quer saber mais sobre cirurgias refrativas, inclusive sobre a técnica SMILE? Baixe então o Ebook gratuito Cirurgias Corretivas para os Olhos e tire todas as suas dúvidas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência
especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22
SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098
Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?