Astigmatismo tem cura? Tratamento e como melhorar sua visão

astigmatismo tem cura

Astigmatismo tem cura? Essa é uma dúvida muito comum de quem sobre com o problema diariamente. Infelizmente, o astigmatismo não tem cura, mas estão disponíveis técnicas muito eficazes para o tratamento da disfunção, como lentes de contato e óculos, ou por cirurgia refrativa.

Esses tipos de tratamentos buscam corrigir o erro refrativo da córnea ou o seu efeito sobre a transmissão das imagens ao cérebro.

Vale ressaltar que apenas um oftalmologista qualificado é capaz de oferecer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.

Entenda melhor sobre os tipos de tratamento para astigmatismo abaixo.

O que é astigmatismo, realmente tem cura?

O astigmatismo é um problema comum, basicamente é a dificuldade de enxergar tanto de longe quanto de perto.  É uma ametropia, é comum assim como miopia, hipermetropia e a presbiopia.

O problema pode afetar crianças, adultos e senhores de idade.  Geralmente o primeiro sinal é a dificuldade em ler textos pequenos ou em ver objetos de perto ou de longe.

Tratamentos para a cura do astigmatismo

Lentes de Contato

As lentes de contato utilizadas no tratamento dos astigmatas podem ser de dois tipos: rígidas ou gelatinosas tóricas.

Em geral, as lentes rígidas são menos confortáveis, mas mais seguras no que tange infecções. Já as gelatinosas são mais confortáveis, mas têm um maior risco de contaminação.

As pessoas com um grau maior devem, idealmente, utilizar as lentes rígidas, que têm maior capacidade de correção. No entanto, as lentes gelatinosas tóricas também são indicadas, principalmente se o paciente tiver um grau menor de astigmatismo.

As lentes tóricas diferenciam-se das mais comuns no seu formato: enquanto as tradicionais têm uma superfície esférica, as outras têm uma forma geométrica parecida com um “donut”, o que cria diferentes potências refrativas ou de focagem nas orientações vertical e horizontal.

A capacidade dessas lentes resolve a questão do formato da córnea, que causa o astigmatismo.

Leia também:

O dia a dia de quem usa lentes de contato

Óculos de grau

Os óculos de grau também podem ser utilizados para o tratamento de pacientes astigmatas.

Eles devem possuir lentes cilíndricas com diferentes espessuras na superfície, assim como as lentes de contato, para compensar o formato da córnea.

Leia também:

Qual o melhor tipo de lente para óculos de grau?

Se você também tem miopia junto com astigmatismo, confira este outro artigo.

Glaucoma: Tem cura? O que é, Sintomas e Tratamento

Cirurgias

Outra possibilidade para tratar o astigmatismo é a cirurgia refrativa a laser, que pode ser feita a partir dos 20 anos de idade, em quem já tem o grau equilibrado.

O procedimento corrige o astigmatismo por meio do remodelamento da córnea, com a utilização de laser ou de lente intraocular.

As técnicas mais comuns de cirurgia a laser são o PRK e o Lasik.

No PRK, o epitélio — camada superficial do olho — é raspado e limpo com uma esponja para então receber aplicação do Excimer Laser. Já no Lasik, é usado um aparelho chamado microcerátomo que corta a região da córnea ao redor da pupila e levanta a área recortada, chamada de flap, para que o Excimer Laser corrija o grau.

Há, agora, uma nova técnica considerada a 3ª geração da cirurgia a laser: o Smile.

Atualmente, quase um milhão de cirurgias com a técnica foram realizadas pelo mundo e os resultados apontam níveis elevados de segurança, conforto e eficiência, sendo uma boa opção também para pacientes com astigmatismo.

Leia também:

Quais são os benefícios da cirurgia refrativa?

Meu grau pode voltar após uma cirurgia refrativa?

Minha cirurgia refrativa pode ser realizada pelo plano de saúde?

Entenda mais sobre a técnica Smile

A técnica Smile é uma reinvenção da cirurgia refrativa, que mantém seu conceito básico, mas que é bem menos invasiva e simples, feita em etapa única e com apenas um tipo de laser.

Nela, o laser de femtossegundo VisuMax, que é mais preciso, atua na parte interna da córnea e há apenas uma pequena incisão sete vezes menor que o corte feito no modo Lasik. De acordo com oftalmologistas, essa é uma das maiores vantagens da Smile: o menor impacto na estrutura da córnea.

Saiba mais em:

Smile: conheça a revolucionária técnica que corrige Miopia e Astigmatismo

Benefícios da Técnica Smile em comparação com outras técnicas

Entre os benefícios da técnica Smile, estão:

• Não há corte de flap, o que faz com que o trauma da cirurgia seja minimizado, haja menor incidência de olho seco e menos alterações na estrutura da córnea;
  • Não há remoção do epitélio, o que minimiza o desconforto logo após a cirurgia e possibilita rápida recuperação;
  • O laser de femtossegundo faz o tratamento na parte interna da córnea, não sendo influenciado por condições ambientais da sala cirúrgica, tais como umidade e temperatura, nem por hidratação de cada córnea;
  • E, com uma incisão menor, há menos risco de infecção e a cicatrização ocorre de maneira mais rápida.

Saiba como é a vida de quem abandona os óculos de grau?

A Viva Oftalmo é referência em saúde ocular em Brasília e no uso de técnicas e equipamentos de alto padrão de qualidade para realizar cirurgias refrativas, como a Técnica Smile.

Leia também: 5 vantagens de escolher a Viva Oftalmo para a sua cirurgia refrativa.

Agende uma consulta agora mesmo com a Viva para avaliarmos o seu quadro!

Ainda ficou com dúvidas sobre cirurgia refrativa ou técnica Smile? Esclareça de forma rápida diretamente no nosso WhatsApp clicando aqui.

Entenda melhor o problema: o que é astigmatismo e quais os sintomas?

Visão embaçada, dificuldade para enxergar objetos que estão longe e, também, os que estão perto, vista cansada, dores de cabeça, dentre outros sintomas.

Na consulta com o oftalmologista o diagnóstico é feito: astigmatismo.

No astigmatismo, a formação da imagem acontece em vários focos, em eixos diferenciados.

Isso se dá porque quem tem astigmatismo possui a córnea ovalada, fazendo com que a luz se desvie por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um.

Dessa forma, as imagens sofrem distorções e ficam desfocadas, provocando uma visão embaçada.

Para saber mais sobre o Astigmatismo, sintomas e seus tratamentos, baixe gratuitamente o Ebook que produzimos: Guia Completo sobre Astigmatismo.

Leia também: Calázio no olho também pode ser uma causa do astigmatismo, entenda mais.

Qual o grau máximo de astigmatismo?

Astigmatismo alto é considerado quando os exames apontam acima de 4 graus. É importante seguir as orientações do Oftalmologista responsável pelo seu caso.