Tenho miopia: meu grau vai aumentar?

Tenho miopia: meu grau vai aumentar?

A miopia é, hoje, um dos principais distúrbios visuais de todo o mundo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que em 2020 os casos cheguem a 35% da população mundial.

O distúrbio consiste no crescimento do olho para além do normal e resulta em um erro na refração da imagem que é captada, tornando-a desfocada e de difícil visualização à longa distância.

A doença se manifesta em diferentes níveis de graus, mas uma pergunta é unânime entre as pessoas que já têm miopia: o meu grau vai aumentar? Para descobrir a resposta e saber mais sobre o assunto, continue lendo.

O grau da miopia pode aumentar?

As pessoas que têm miopia podem apresentar um grau baixo, geralmente até 3 graus de miopia; um grau médio, de 3 a 6 graus de miopia; e grau alto, acima de 6 graus. Estes podem sim aumentar com o avançar do tempo, conforme algumas variáveis. Acompanhe a seguir.

Fator genético

Uma das principais motivações para aumentar o grau da miopia, segundo pesquisadores, é o fator genético. 

Nos casos em que um dos pais, ou ambos, possuem miopia, as chances de desenvolvimento do distúrbio visual são maiores, bem como seu desenvolvimento ao longo dos anos.

Estilo de vida

Segundo pesquisas, já se estima que passar mais tempo em ambientes internos propicia o desenvolvimento e o aumento da miopia.

Os estudos ressaltam que o perigo maior está no tempo em que as crianças passam nesses tipos de ambientes, expostas mais à luz artificial do que à natural. Além disso, o tempo de exposição às telas — como smartphones, tablets e televisões — também é um fator de risco para o aumento da miopia, em crianças e adultos, assim como noites de sono insuficientes e instáveis. 

Isso ocorre por alguns motivos, como:

  • A menor exposição à luz solar e natural leva à menor produção de dopamina, hormônio que colabora no controle do crescimento do olho.
  • A maior exposição à luz artificial e às telas pode prejudicar a melatonina, hormônio do sono que é importante para, também, controlar o tamanho do olho.

Quando o grau da miopia se estabiliza?

O surgimento da miopia é mais comum na adolescência, sendo, também, quando mais há progressão da doença. Geralmente, por volta dos 18 a 21 anos de idade, o grau se estabiliza.

Porém, devido a diversos fatores que podem interferir no controle do crescimento ocular e do avanço da miopia, podem ocorrer aumentos de grau até os 30 anos de idade e além. Para acompanhar essa possível evolução, é fundamental contar com a avaliação anual de um oftalmologista.

Quem tem miopia corre o risco de ficar cego?

O aumento do grau da miopia não é necessariamente perigoso, uma vez que pode ocorrer de forma natural, independentemente de medidas preventivas. Mas vale ressaltar que ela aumenta os riscos de outros problemas visuais, como descolamento da retina e degeneração macular, sendo que ambos podem levar à cegueira.

Portanto, é importante adotar hábitos saudáveis, prestar atenção ao tempo gasto em telas e estimular as atividades ao ar livre entre seus amigos e familiares. Além disso, é imprescindível o acompanhamento com um especialista para garantir a sua saúde ocular.

Leia mais:

Alta miopia: conheça os riscos e os cuidados necessários

O tratamento da miopia pode contornar seu avanço?

Sabe-se que a miopia pode ser contornada com o uso de óculos de grau ou de lentes de contato. Entretanto, não há evidência de que o uso desses acessórios combatam o avanço da mesma.

Para corrigir a miopia definitivamente, a única possibilidade é a realização de cirurgia refrativa. Para realizá-la, é preciso ter o grau estável. O que se avalia, nesses casos, é a variação do grau em um período de um ano para pacientes acima de 21 anos de idade.

Leia também:

Óculos de grau, lente de contato ou cirurgia?