Quais problemas nos olhos precisam de cirurgia (e quais não)?

Médico avaliando olhos de mulher.

Inúmeros problemas podem afetar nossos olhos e que podem ser tratados de diferentes formas – desde apenas cuidados em casa, outros com medicação e alguns apenas com cirurgia.

Se você tem percebido – ou já recebeu diagnóstico – algum problema de visão, pode estar se perguntando agora quais as opções disponíveis para tratá-lo. Já adiantamos que, mesmo que seja preciso, as técnicas cirúrgicas oftalmológicas são hoje extremamente modernas, seguras e eficientes; como no caso das cirurgias a laser.

Mas se você quer saber quais problemas nos olhos precisam de cirurgia (e quais não), confira os próximos parágrafos para entender. Boa leitura!

Quais problemas nos olhos precisam de cirurgia?

Equipe médica avaliando paciente em centro cirúrgico.

Veja também: O que é Hipermetropia

É importante citar que, em alguns dos casos que veremos a seguir, a opção pela cirurgia não é por ser o único tratamento possível, mas muitas vezes por ser a alternativa de melhor resultado ou por ser a única que traga uma solução definitiva.

Já em outros casos, o tratamento cirúrgico é, sim, a única alternativa para resolver o problema. Confira os casos:

1. Problemas refrativos

Classe de alterações visuais que inclui miopia, hipermetropia e astigmatismo, os problemas refrativos são causados por uma deformação no formato da córnea, levando às alterações, seja para ver de perto, de longe ou ambas.

Apesar desses problemas poderem ser contornados com o uso de óculos ou lentes de contato, as cirurgias refrativas a laser são a única solução definitiva para resolver realmente esses problemas. E o melhor: resolvem em quase 100% dos casos.

Para isso, é usado um laser especial para corrigir a deformação na córnea. Essas cirurgias são rápidas, minimamente invasivas e permitem que o paciente retome suas atividades no dia seguinte.

👉Esclareça suas principais dúvidas sobre cirurgias refrativas acessando este conteúdo.

2. Catarata

Catarata é a perda progressiva da transparência do cristalino, a lente natural dos olhos. Esse problema afeta principalmente pessoas mais velhas (mas que pode também afetar pessoas jovens), o que faz com que a visão vá ficando embaçada e opaca, até não ser mais possível enxergar.

Esse é um daqueles casos em que a cirurgia é o tratamento de escolha, já que se trata de uma condição progressiva que, se não for interrompida cirurgicamente, torna-se cada vez mais grave, podendo inclusive levar à cegueira.

A cirurgia de catarata consiste em remover o cristalino danificado e substituí-lo por uma lente artificial transparente. A cirurgia é rápida, segura e não requer internação.

Close em olho de idoso com catarata.

👉Saiba mais sobre a catarata, seus sintomas, riscos e tratamentos neste outro artigo.

3. Descolamento de retina

Condição oftalmológica de emergência, em que a camada sensível à luz no interior do olho, chamada de retina, se separa da sua posição normal e podem ser de diferentes tipos, como descolamento regmatogênico, tracional ou exsudativo.

Descolamento de retina

Os principais sintomas incluem o aparecimento repentino de flashes de luz, visão de pontos escuros ou sombras, visão turva ou distorcida e perda parcial ou total da visão em um ou ambos os olhos.

O descolamento de retina é considerado uma emergência médica e requer tratamento imediato para prevenir danos permanentes à visão. O tratamento de escolha é a cirurgia para reposicionar a retina.

4. Glaucoma

Glaucoma é uma neuropatia óptica relativa ao aumento da pressão intraocular. Quadros iniciais podem ser controlados com o uso de colírios específicos que controlam essa hipertensão.

Já nos casos mais avançados, é necessária a realização de cirurgia para reduzir a pressão ocular e preservar a visão.

Ilustração mostrando a anatomia do glaucoma.

5. Pterígio

O pterígio é uma condição ocular que provoca um crescimento anormal de tecido na conjuntiva – camada fina e transparente que cobre a parte branca do olho. Esse crescimento geralmente se desenvolve a partir do canto interno do olho em direção à córnea.

O pterígio pode ser causado por exposição crônica à luz solar intensa, poeira, vento, irritantes químicos ou predisposição genética. Os principais sintomas incluem vermelhidão, irritação, sensação de corpo estranho no olho e visão borrada, dependendo da gravidade.

Embora o tratamento inicial do pterígio possa envolver o uso de colírios ou lubrificantes oculares para aliviar os sintomas, a cirurgia é frequentemente necessária quando a condição causa desconforto significativo ou ameaça a visão.

Close em olho de mulher com pterígio.

6. Tumores oculares

Formações anormais de células que podem se desenvolver na região dos olhos, incluindo as pálpebras, conjuntiva, íris, retina e nervo óptico, os tumores podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (câncer).

Existem diferentes tipos de tumores oculares, como o melanoma de coróide, o retinoblastoma e o carcinoma de células escamosas da conjuntiva.

Em alguns casos, os tumores oculares podem precisar de cirurgia para serem tratados. A cirurgia pode ser necessária para remover completamente o tumor, realizar uma biópsia para diagnóstico ou preservar a visão e a estrutura do olho afetado. O tipo de cirurgia e a abordagem dependem do tipo, tamanho, localização e estágio do tumor, bem como das necessidades individuais do paciente.

7. Ceratocone

O ceratocone é uma condição em que a córnea assume uma forma cônica, causando distorção visual.

Close em olho com ceratocone.

O tratamento inicial costuma ser com medicamentos, mas pode precisar de cirurgia. Em casos avançados, pode ser indicado o transplante de córnea, para corrigir a deformação. Outras opções incluem o uso de anéis intracorneanos ou crosslinking corneano, que fortalece a córnea.

8. Blefaroplastia

Blefaroplastia é uma cirurgia estética para correção das pálpebras superiores e inferiores. Apesar de não ser um problema nos olhos, pode reduzir a visão periférica e pode ser tratada pelo oftalmologista.

É feita a remoção do excesso de pele, gordura e músculo das pálpebras.