Exame Pentacam: tire suas dúvidas em um só lugar

Exame Pentacam

O exame Pentacam (também chamado de Tomografia da Córnea ou, ainda, Tomografia de Segmento Anterior do Olho), é um dos exames que os oftalmologistas utilizam para detectar doenças dos olhos, como astigmatismo, ceratocone, catarata e glaucoma.

Para isso, ele fornecesse imagens em 3D de alta qualidade que permitem ao médico avaliar detalhadamente estruturas no segmento anterior do olho, como córnea, a íris, os corpos ciliares e o cristalino. 

Para saber mais detalhes sobre o exame, como é feito, preço e onde fazer, leia este artigo.

O que é e para que serve o exame Pentacam (ou Tomografia da Córnea)?

Resumidamente, o exame Pentacam é praticamente uma foto em 3D (terceira dimensão) do olho, que fornece imagens em alta qualidade de estruturas importantes da região, como córnea, a íris, os corpos ciliares e o cristalino, que vão auxiliar no diagnóstico de doenças oculares.

Uma das doenças que o exame ajuda a identificar é o glaucoma (lesão no nervo ótico que pode levar à cegueira), já que ele avalia detalhadamente o ângulo iridocorneano.

O exame também mede a progressão da catarata (opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula), facilitando o planejamento da cirurgia para tratá-la.

Além disso, o Pentacam é importantíssimo na avaliação do progresso do Ceratocone e na definição do melhor tratamento da doença em seus estágios iniciais.

O Ceratocone (deformidade da córnea) é uma doença ocular não inflamatória que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando uma percepção distorcida das imagens.

Por poder avaliar a córnea em detalhes, o exame é importante também no planejamento de transplante da córnea.

Se quiser entender melhor sobre as doenças que o Pentacam ajuda a diagnosticar ou acompanhar a evolução, leia também estes artigos:

Glaucoma: tire suas dúvidas sobre este problema nos olhos

7 principais dúvidas sobre a catarata

Ceratocone: o que é? Tem cura?

Como evitar a evolução do ceratocone?

Como é feito o exame Pentacam?

A realização do Pentacam não provoca dor no paciente, sequer é um procedimento invasivo.

Ele deve ser realizado nos dois olhos por se tratar de um exame comparativo.

O queixo e a testa permanecem apoiados durante poucos segundos e o paciente deve manter o olhar fixo em uma luz azul durante a realização do exame.

Caso o paciente use lentes contato, elas devem ser retiradas 48 horas antes do exame. Depois podem ser colocadas normalmente.

Que tipo de informações o exame mostra?

O Pentacam é utilizado para obtenção de mapas topográficos e tomográficos (daí o nome tomografia) que fornecem informações como:

  • Grau de elevação das superfícies anterior e posterior da córnea;
  • Medida da espessura da córnea (Paquimetria);
  • Profundidade e volume da câmara anterior;
  • Valores de densidade ótica do cristalino;
  • Tipo e intensidade das aberrações visuais da córnea (Aberrometria);
  • Medida do ângulo irido-corneano (relativo à íris e à córnea).

O Pentacam permite, ainda:

São necessários exames complementares?

Além da Pentacam, o oftalmologista também pode solicitar outros exames complementares para o perfeito diagnóstico de patologias oculares, tais como:

Leia também:

Exames de vista que você deve fazer por faixa etária

e

Exames de vista: quais são e o que detectam

Exame Pentacam: preço e onde fazer em Brasília (DF)

A Viva Oftalmo é referência em saúde ocular em Brasília (DF), oferecendo atendimento personalizado, equipamentos de última geração e profissionais capacitados e atenciosos com cada paciente.

A nossa clínica fica localizada na Asa Sul, no Centro Clínico Linea Vitta.

Para saber mais informações, como preço do exame Pentacam, convênios, formas de pagamento e disponibilidade, agende uma consulta agora mesmo neste link e obtenha a orientação de nossos profissionais.

Ou, se preferir, esclareça as suas dúvidas diretamente no WhatsApp da Viva. Basta clicar aqui e será direcionado.