Cigarro e problemas de visão: qual a relação?

mão recusando um cigarro

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 5 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência do vício do cigarro. O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, e está associada à diversas doenças cardíacas, respiratórias e até à alguns tipos de câncer.

Mas o que muitos não sabem é que o fumo também pode trazer sérios prejuízos para a visão, podendo até levar à cegueira parcial ou total dos olhos.

Continue lendo o artigo para saber mais sobre a relação entre o cigarro e os problemas de visão. A informação é uma das melhores formas de se prevenir. Acompanhe!

O cigarro favorece o surgimento da catarata

A catarata é uma doença caracterizada pela perda da transparência do cristalino, a lente que fica situada atrás da íris do olho. A doença, que pode ser tanto congênita quanto adquirida, vai deixando a lente do cristalino opaca, podendo levar à perda total ou parcial da visão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa (catarata senil).

Um estudo realizado pelo Örebro University Hospital, na Suécia, mostrou que os fumantes têm 42% mais chances de adquirir a doença na terceira idade. Quando as substâncias químicas presentes na fumaça do cigarro são inaladas, elas podem alterar o metabolismo do cristalino, acelerando o seu processo natural de opacificação.

Com isso, o fumante pode acabar desenvolvendo precocemente a doença da catarata — isto é, antes da idade mais propensa para o surgimento da mesma.

Vale destacar que a mesma pesquisa revelou que os homens de meia idade que fumam mais de 15 cigarros por dia, podem baixar a probabilidade de ter catarata, em um período de 20 anos, assim que pararem de fumar.

Ou seja, ainda que a doença seja causada, na maioria das vezes, pelo envelhecimento natural da idade, ela pode ser retardada adotando hábitos saudáveis, como não fumar.

Uma vez adquirida a catarata, o único tratamento possível é a cirurgia, por meio da qual o cristalino danificado é substituído por uma lente artificial intraocular.

Saiba mais:

Catarata: saiba tudo sobre a doença

Fumar cigarro acelera a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença que afeta a mácula, uma pequena região no centro da retina do olho, responsável pela visão nítida e detalhada. Comumente associada ao envelhecimento, estima-se que a DMRI é a causa mais comum de perda da visão em pessoas acima dos 50 anos.

As células sensíveis à luz da mácula, conhecidas como fotorreceptores, convertem a luz do campo visual em impulsos elétricos e, em seguida, transferem os impulsos para o cérebro através do nervo óptico.

Quando há uma formação de depósitos amarelados sob a mácula (chamados de “drusas”), essas células fotorreceptoras se degeneram, podendo evoluir para o proliferamento de vasos sanguíneos anormais na região. Como resultado, podem surgir cicatrizes que comprometem a visão do olho e a sua capacidade de distinguir as cores.

O cigarro é um grande fator de risco para desenvolver a DMRI, uma vez que o tabaco libera toxinas que aumentam a oxidação da retina, propiciando o surgimento desses vasos sanguíneos anormais sob a mácula.

Calcula-se que fumantes têm até 2,5 vezes mais chances de desenvolver a Degeneração Macular, além de favorecer outras doenças, como o glaucoma e a, já mencionada, catarata.

Glaucoma: tire suas dúvidas sobre este problema nos olhos

A fumaça do cigarro pode piorar a Síndrome do Olho Seco

A Síndrome do Olho Seco, também conhecida como Síndrome da Disfunção Lacrimal, ocorre quando o olho não recebe lubrificação suficiente, seja pela falta de produção de lágrimas, seja por alguma falha na produção desta.

Como resultado, podem surgir sintomas como: ardência e vermelhidão nos olhos, irritação, coceira, visão turva e desconforto ao realizar atividades comuns, como ler ou assistir TV.

A exposição à fumaça do cigarro pode modificar a qualidade do filme lacrimal, reduzir a produção de lágrimas e causar a sensibilidade da córnea e da conjuntiva. Como resultado, agrava-se a síndrome do olho seco, exigindo o uso de colírio com mais frequência.

Leia também:

O que pode causar inflamação nos olhos

O cigarro é um risco para quem usa lentes de contato

A fumaça do cigarro também pode agravar a visão de fumantes que usam lentes de contato. Como os olhos já tendem a ficar mais secos com o uso das lentes, os elementos tóxicos presentes na fumaça, além de piorarem o ressecamento dos olhos, causarem irritação e desconforto ocular, também podem contaminar as lentes de contato.

Essa contaminação pode levar o paciente a desenvolver problemas sérios na sua visão, como a ceratite ulcerativa — um tipo de infecção na córnea muito comum em fumantes que usam lentes. Como sintoma, o fumante sente a visão turva, fotofobia e a sensação de corpo estranho no olho.

E vale lembrar: fumantes passivos — aqueles que não fumam, mas que convivem diariamente com fumantes — também podem ter a saúde da visão bastante prejudicada.

Então, redobre sua atenção e procure um oftalmologista para fazer um exame dos seus olhos, tudo bem? Se quiser agendar um exame com a Viva, é só clicar aqui.

Gostou do artigo? Então leia também: Exames de vista que você deve fazer por faixa etária

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Atendimento
A Viva Oftalmologia é um centro clínico de referência
especializado em oftalmologia com sede na Capital Federal.
Responsável Técnico: Danielle Jampaulo - CRM-DF 17377
Segunda a Sexta - 8h às 18h
Sábado - 8h30 às 12h

Emergência: Segunda a Domingo - 7h às 22
SGAS 616 – AV. L2 SUL – Conjunto A
Lotes 116/117 – Bloco C – Salas 201/11
Centro Clínico Linea Vitta – Asa Sul,
Brasília – DF CEP: 70200-760
Fone: (61) 3246-5555
email: atendimento.vivaoftalmo@gmail.com
Tel: (61) 3246-5555/ Whatsapp: (61) 9.9998-3098
Copyright® 2017 - Viva Oftalmologia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Eixo digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?